sábado, 21 de julho de 2012

Cooperativismo

Sescoop Bahia reúne cooperativas baianas para discutir comunicação cooperativista
 
Sescoop Bahia reúne cooperativas baianas para discutir comunicação cooperativistaO Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA reuniu nesta terça-feira, 17 de julho, os profissionais que lidam com a comunicação das cooperativas baianas para discutir os Desafios da Comunicação Cooperativista durante o Encontro de Comunicação. O evento contou com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.

"O cooperativismo baiano precisa sair da invisibilidade. Temos que mostrar quem somos, onde estamos e o que fazemos para a sociedade baiana. Além disso, me preocupa muito a falta de comunicação entre a cooperativa e seus cooperados", ressaltou o presidente da OCEB-Sescoop/BA, Cergio Tecchio, durante a abertura do evento.

Segundo o presidente, um dos fatores que prejudicam a intercooperação é o fato das cooperativas não se conhecerem. "Os meios de comunicação evoluíram. O Sistema Cooperativo também precisa evoluir. Precisamos nos conhecer melhor e expor ao mundo nossos valores", abordou.

O evento discutiu a comunicação enquanto experiência, que enfatiza o saber ouvir e saber falar, a articulação de ideias e pessoas, a difusão de conceitos, a construção de entendimentos e emancipação. Além disso, ao discutir os desafios da comunicação o Encontro construiu um espaço para que os profissionais explanassem sobre os entraves de comunicação encontrados no dia-a-dia das cooperativas, permitindo uma rica troca de ideias. "A gente aprende com a experiência do outro", ressaltou Cristiane Veiga da Cooperativa Baiana de Teatro.

O evento foi conduzido por Ricardo Caribé, que integra a equipe de Assessoria de Comunicação da OCEB-SESCOOP/BA. Durante o Encontro, os participantes assistiram a uma palestra de sensibilização sobre o tema e participaram de oficinas sobre comunicação interna e comunicação externa. Nessas oficinas, os profissionais se reuniram em grupo para discutir e apontar soluções de comunicação para situações-problema que podem ocorrer no dia-a-dia das cooperativas.

A proposta e a metodologia do Encontro foram bem aceitos pelos participantes. "Outros eventos como esse devem acontecer para tratarmos a comunicação com mais profundidade. Os conhecimentos passados aqui foram muito enriquecedores", relatou Jefferson Campos representante da Uniodonto de Salvador. "O evento foi uma experiência riquíssima e válida. Foi meu primeiro contato com outras cooperativas", ressaltou Fernanda Cruz da Coopersaúde.

Na consolidação do evento, as cooperativas baianas foram convidadas a participar de uma rede de comunicação cooperativista e construir propostas para o Encontro Estadual de Cooperativismo, que será realizado pela OCEB em outubro deste ano.
Fonte: Portal Baiano das Cooperativas em 19/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.