sábado, 15 de setembro de 2012

Cooperativismo

Cooperativas encantam a Equipotel com a agricultura familiar do nordeste
 
Cooperativas encantam a Equipotel com a agricultura familiar do nordesteO sabor e a cultura nordestina estão bem representados na maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina, a Equipotel. Nesta quinta-feira (13), dia de encerramento do evento que contou com a participação de mais de 1,2 mil expositores, os visitantes da Equipotel têm a última oportunidade de conferir a exposição dos produtos das cooperativas da agricultura familiar. As três que vieram do nordeste trouxeram artigos e produtos da culinária típicos da região para encantar os visitantes da feira, que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo.

Dentro dos 105 m² do estande, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 14 cooperativas da agricultura familiar dividem o espaço e as atenções. Do interior do Ceará para a exposição em solo paulistano, vieram os produtos da castanha de caju fabricados pelos agricultores familiares de Pacajus. As amêndoas, comercializadas na forma natural, torradas, salgadas ou caramelizadas são produzidas pelos cooperados da Central de Cooperativas Copacaju, que somam cerca de dez empreendimentos da agricultura familiar nos quais trabalham 370 pessoas.

“Esperamos que a feira possibilite a divulgação dos produtos da Central Copacaju de forma a abrir mercado no setor de restaurantes, bares e hotéis”, afirma a consultora do empreendimento, Tereza D’Ávila. Para ela, a agricultura familiar tem muito a oferecer para o mercado paulista, maior consumidor de castanha de caju no Brasil. “O cliente que compra os Produtos da Copacaju leva para casa não só um dos melhores produtos, mas a certeza de que está contribuindo para a construção de um Brasil melhor e mais justo”, enfatiza.

Do sertão baiano

Doces, geleias e compotas de umbu, goiaba e maracujá da caatinga são a especialidade da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, a Coopercuc. Os 204 cooperados trabalham juntos desde 2004 a produção ecológica, economicamente viável e socialmente justa e solidária. A gerente comercial da cooperativa, Jussara Souza, considera a feira uma oportunidade de divulgar produtos únicos do nordeste. “Os doces são feitos de frutos que você só encontra na caatinga, esse é o diferencial. Além de serem orgânicos, naturais e saudáveis, possuem um apelo social muito grande”, observa. A Coopercuc está inserida no Talentos do Brasil desde 2011. “Foi por meio do programa que pudemos comercializar com grandes redes de supermercados, ampliando a renda dos agricultores familiares”, conta Jussara.

Mas não é só a culinária nordestina que atrai os visitantes. Quem passa pelo expositor da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), pode conhecer um pouco do artesanato elaborado nos tapetes, fios, cordas, jogos americanos e telas de sisal, opções elegantes de decoração. Para o gerente de marketing do projeto, Uirã Oliveira, a característica sustentável é o diferencial dos produtos. “O sisal é comprado diretamente dos agricultores familiares da região de Valente, na Bahia. É um material que tem a característica marcante do orgânico, do natural, do sustentável. Acredito que isso tem um valor significativo no mercado hoje e esperamos atender o mercado hoteleiro com essa perspectiva”, antecipa.

Talentos do Brasil


Criado em 2005, o programa é um importante instrumento de geração de trabalho e renda para artesãs e artesãos da agricultura familiar por meio do fortalecimento do processo de gestão, promoção e comercialização dos grupos artesanais. Cerca de dois mil artesãos integram os 18 grupos produtivos apoiados pelo Programa, reunindo técnicas manufatureiras repassadas de geração a geração, com a beleza da matéria prima natural, retirada da biodiversidade brasileira de forma sustentável.

O Talentos do Brasil é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA). O Programa conta ainda com parcerias importantes, como o Sistema Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) e o Ministério do Turismo.

Fonte: Jornal Dia a Dia em 14/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.