Coapa envia 76.591 toneladas de soja para os mercados interno e externo
A equipe da Unidade Operacional da Coapa concluiu na segunda-feira, 10 de setembro, o escoamento da safra de soja 2011/2012 produzida na região de Pedro Afonso. No total foram expedidas 76.591 toneladas da oleaginosa, comercializadas antecipadamente pelos produtores através de contratos com as tradings responsáveis pela exportação do produto.O trabalho começou em 10 de fevereiro deste ano. Os grãos são provenientes de fazendas de 130 produtores, sendo 51 associados da cooperativa e 79 não cooperados.
Segundo o gerente da Unidade Comercial da Coapa, Nelzivan Carvalho, a soja produzida na região de Pedro Afonso abastece o Tocantins, Pará e estados do Nordeste, além de ser enviada para o exterior, principalmente à China, grande consumidora da oleaginosa.
O gerente da Unidade Operacional da Coapa, Vanderlei do Souza, explicou que os grãos que chegaram da lavoura com média de umidade de 16,05, passaram pelo processo de secagem no armazém e foram expedidos com média 12,18 de umidade, atendendo o padrão internacional para exportação. Ainda conforme o responsável, na safra 2011/20122 quase 50 colaboradores trabalharam ininterruptamente, em três turnos, para atender o grande volume de soja que passou diariamente do armazém, considerado o maior do Tocantins.
“Com planejamento das ações e esforço de toda a equipe, conseguimos realizar satisfatoriamente o recebimento e expedição da safra”, afirmou Vanderlei, lembrando ainda que o armazém já concluiu o recebimento do milho e sorgo produzidos na Safrinha 2012 em Pedro Afonso e região. Foram recepcionadas 8.351 toneladas de milho e 6.214 de sorgo, superando as metas estabelecidas para 2012.
Fonte: OCB/SESCOOP-TO / Foto: Fred Alves em 13/09/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.