sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cooperativismo

Cooperativa 'Antônio da Costa Santos' tem parceria inédita com a Prefeitura de Campinas-SP
Cooperativa Antônio da Costa Santos tem parceria inédita com a Prefeitura de Campinas-SP
Crédito: Digulgação/Trabalho e Renda
A Cooperativa de Recicláveis “Antônio da Costa Santos”, do Jardim Satélite Íris, é a primeira organização com seu perfil a ser contratada diretamente pela Prefeitura Municipal de Campinas, para fazer a coleta seletiva e triagem de resíduos recicláveis. A coleta passou a ser feita no Condomínio San Conrado, no distrito de Sousas, situado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas. 

A Cooperativa de Produção dos Profissionais em Coleta, Manuseio e Comercialização de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis "Antonio da Costa Santos” passa desde 2013 por uma completa reformulação do espaço físico e de seu processo de gestão, em função de sua participação no Programa PorAmérica, iniciativa da RedEAmérica. No caso da Cooperativa, o Projeto “Construindo Sonhos Através dos Recicláveis” recebe o apoio direto, financeiro e técnico, do Instituto Arcor Brasil. 

Em função deste apoio, a Cooperativa vivenciou a implantação de uma política de qualidade, a montagem de um novo layout e a capacitação de triadoras para atuar de forma apropriada diante do Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos de Campinas, no âmbito das possibilidades abertas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Desta forma ela se credenciou a se tornar a primeira cooperativa de recicláveis de Campinas a firmar contrato direto com a Prefeitura Municipal, para receber pelos seus serviços. 

O contrato firmado com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos vigora desde janeiro e tem o prazo de 12 meses. A Cooperativa “Antônio da Costa Santos” é uma das 15 cooperativas de resíduos sólidos vinculadas ao Programa Municipal de Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. A intenção, segundo a Prefeitura, é que, dependendo dos resultados, o projeto-piloto representado pela parceria entre a “Antônio da Costa Santos” e a Prefeitura seja estendido a outras organizações ligadas ao Programa Municipal de Economia Solidária. 

A implantação de uma política de qualidade na Cooperativa “Antônio da Costa Santos” resultou das oficinas    ministradas pelo Prof Dr. Robisom Calado, da PUC-Campinas, parceira do Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (CRCA) e do Instituto Arcor Brasil. Com a participação no PorAmérica, a cooperativa  modificou seu processo de separação dos resíduos, garantindo maior organização e aumento da produtividade e renda dos cooperados.  

O apoio do Instituto Arcor também possibilitou que as formações fossem estendidas aos cooperados de mais seis cooperativas de recicláveis de Campinas. Houve ainda o apoio à Reciclamp (união de cooperativas de recicláveis de Campinas e Valinhos), em termos de construção do portfólio e de seu plano de comercialização. 

O Programa PorAmérica - Programa Fortalecimento de Organizações de Base – ODB para Combater a Pobreza foi uma iniciativa promovida e cofinanciada pela RedEAmérica, em aliança com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e a Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário.

Fonte: Portal Surgiu em 25/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.