sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cooperativismo

Agricultura anuncia criação da Secretaria do Cooperativismo

Agricultura anuncia criação da Secretaria do Cooperativismo
 
O Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, anunciou a criação de uma secretaria específica para tratar do cooperativismo. A declaração foi dada durante a abertura do 3º Seminário da Frente Parlamentar do Cooperativismo, na manhã desta quarta-feira (28), em Brasília.

Para o ministro, o desenvolvimento da agricultura do Brasil passa pelo fortalecimento das ações cooperativas e, por isso, é fundamental a criação de uma secretaria exclusiva para apoiar as empresas e agricultores desse setor.

"Ele promove a cadeia do desenvolvimento e possibilita que as pessoas possam trabalhar e comercializar. É o grande elo de crescimento do Brasil", argumentou.

Números

Segundo a assessoria do Ministério, cerca de 50% de tudo o que é produzido no Brasil passa, direta ou indiretamente, por uma cooperativa agropecuária. Os produtos cooperativistas registraram uma receita de US$ 3,9 bilhões em exportações de janeiro a agosto de 2011, com a expectativa de chegar aos US$ 5,8 bilhões até o final do ano.

As 1.548 organizações que atuam no campo reúnem um milhão de associados. A maioria dos membros - 92% no total - são produtores rurais de pequeno porte, que têm propriedades de até 100 hectares.

O cooperativismo gera 146 mil empregos diretos.

Fonte: Economia SC em 28/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.