sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Economia Solidária

Soberania, segurança alimentar e economia solidária

São diversas as práticas e experiências que têm alternativas para a comercialização de sua produção, inovando no desenvolvimento de estratégias de aproximação entre agricultores e consumidores, promovendo o acesso amplo a alimentação saudável e adequada de base agroecológica e com organização coletiva e autogestionária.

No terceiro dia do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências, aconteceram sessões simultâneas nas quais os grupos puderam debater sobre os temas do evento. No diálogo temático sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária o grupo de participantes das redes assistiu apresentações de experiências da Rede Xique-Xique de Comercialização Solidária, do Rio Grande do Norte, Rede Sementes da Paz, de São Paulo, Associação Agroflor, de Pernambuco e a Associação Ecoterra, do Rio Grande do Sul.

As experiências mostraram como é desenvolvido o trabalho de produção e comercialização de alimentos. Cada uma ,com suas peculiaridades , trabalha para para fortalecer circuitos de produção local. No entanto, tais experiências demostram que há muitos desafios a serem enfrentados nesse processo, como é o caso da vigilância sanitária, que fechou o ponto de comercialização da Ecoterra .

Após as exposições foi feito um debate que sobre os temas levantados na primeira parte da atividade e foi elaborada uma síntese onde apareceram temas comuns que precisam ser aprofundados para o diálogo e convergência entre redes como, auto organização, visibilidade, emancipação econômica das mulheres, legislação e inspeção sanitária, compras institucionais, canais, redes e circuitos de produção e comercialização, consumo consciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.