quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Notícias

O trabalho no Vale do São Francisco é discutido em Seminário...

Em sua primeira edição, em 2010, o Seminário “O Trabalho no Vale do São Francisco” teve o propósito de reunir pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que tivessem como foco de suas pesquisas as relações de trabalho. O evento foi exitoso ao reunir pesquisadores de diversas regiões do Brasil e ao traçar um panorama das relações de trabalho em suas múltiplas facetas, como condições de trabalho, exploração, terceirização, novos métodos de gestão da força de trabalho, emprego formal e informal, qualificação, saúde do trabalhador, organização sindical etc. O evento teve a participação de estudantes, trabalhadores, sindicalistas, professores e profissionais liberais interessados nos temas. As discussões envolveram olhares tanto para as nossas questões regionais, relacionadas ao trabalho, quanto para as suas interdependências globais.

Em sua segunda edição, em 2011, pretende-se inserir as discussões do trabalho e sua interface com o desenvolvimento regional. Assim, começaremos o evento no dia 06 de outubro com a conferência da professora Sônia Regina de Mendonça (UFF) sobre formas estatais de controle dos trabalhadores. No dia 07 de outubro abriremos com a mesa sobre cooperativismo e associativismo, tratando de uma reflexão sobre as cooperativas de trabalhadores ao mesmo tempo em que serão demonstrados resultados de trabalhos locais sobre este tema. Na mesa redonda Trabalho, desenvolvimento regional e novos arranjos produtivos, a questão do desenvolvimento regional será tratada com sua interface com o trabalho. Por fim, apresentaremos o filme "O veneno está na mesa", do cineasta Silvio Tendler e comentários do prof. Paulo Costa Pinto (UNEB).

A novidade do evento será a realização de Grupos de Trabalho (GTs) para apresentação de trabalhos por parte dos interessados. As inscrições deverão ser realizadas por e-mail: seminario.otrabalhonovale.2011@hotmail.com. Serão oferecidos certificados para quem participar de pelo menos 1/3 do evento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.