sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cooperativismo

Cooperativa nordestina quer assumir usinas
 
 
Cooperativa nordestina quer assumir usinasProdutores nordestinos de cana-de-açúcar criarão grupo de trabalho para formação de cooperativas de fornecedores nos estados onde existem usinas em dificuldade financeira.

A medida, que foi deliberada durante reunião com dirigentes do Banco do Nordeste e Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Fortaleza, na semana passada, visa incentivar o plantio de cana na região. Também foi aprovada a garantia de crédito automático do BNB para produtores que mudarem de faixa produtiva. A instituição bancária ainda vai autorizar o financiamento para agricultores que possuem plantação em municípios que não estão incluídos no zoneamento agroecológico da cultura.

De acordo com o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), Alexandre Andrade Lima, o BNB demonstrou interesse em colaborar com o desenvolvimento da cultura canavieira na região. "Tivemos total apoio, inclusive, sinalização positiva para uma possível liberação de recursos para assumirmos usinas que se encontram em dificuldade financeira", disse.

O BNB já realizou este tipo de parceria com fornecedores de Alagoas, através da Cooperativa Pindorama. "A cooperativa gera, hoje, cerca de 1800 empregos no campo e 300 na indústria", diz, acrescentando que a Pindorama é comandada por pequenos produtores, onde todos os cooperados, além de fornecedores de matéria-prima são donos do negócio e participam dos lucros

Dessa forma, as associações de fornecedores de cana dos estados nordestinos, juntamente com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mapa e o BNB, criarão um grupo de trabalho para analisarem a viabilidade da criação das cooperativas.


Fonte: DCI em 17/02/2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.