sábado, 18 de fevereiro de 2012

Notícias

I Fórum Regional de Cooperativas de Resíduos Sólidos
 
 
I Fórum Regional de Cooperativas de Resíduos SólidosRealizado dia 14 deste mês, na sede da Cooperviva, localizada no Distrito Industrial, o I Fórum Regional de Cooperativas de Resíduos Sólidos teve a participação de entidades ligada ao tema em evento coordenado pelo Programa Municipal de Economia Solidária – resultante da parceria Prefeitura de Rio Claro e IGCE/Unesp – e Departamento de Apoio à Economia Solidária da Prefeitura de São Carlos, em parceria com o Incoop/UFSCar. O prefeito Du Altimari participou dos debates, que mensuram as ações em andamento e concluíram que há avanços, a despeito das dificuldades.

Convidado do evento, o Professor Dr. Auro Mendes, do IGCE-Unesp, demonstrou que o município de Rio Claro encontra-se num momento importante relativamente à Economia Solidária. Em seu entendimento, o próprio Fórum, nesta primeira edição do evento, deve ser visto como “marco na constituição de uma rede entre as diversas experiências existentes em nossa região”.

Indagado sobre o fato de que a sociedade atual parece receptiva às teses que reafirmam a necessidade de se investir na reciclagem e, no entanto, revela nível de consciência ainda insuficiente para impulsionar ações neste sentido, Mendes avalia que este “processo de conscientização ocorre lentamente”, mas nota que “é importante que todos os moradores da cidade procurem exercitar a prática da coleta seletiva e que passem a colaborar com as iniciativas em curso pela Cooperviva”.

Segundo o especialista, que tem orientado vários trabalhos em nível de graduação e pós-graduação e também tem publicado artigos sobre bancos comunitários, moeda social e incubadoras solidárias, principalmente, a sociedade precisa ter a percepção de que “o trabalho desenvolvido pelas cooperativas de catadores gera emprego e renda para muitas pessoas aqui em Rio Claro, o que exige uma política de divulgação dessas ações e de seus benefícios, informando inclusive o já está sendo feito neste aspecto”.

Mendes, que seguiu na última quarta-feira, 18, para a Europa, vai discorrer sobre Economia Solidária e Cooperativismo naquele continente. Ele fará palestra em Portugal, na Universidade de Lisboa, e na Universidade de Salamanca, na vizinha Espanha. Suas explanações serão encorpadas com dados sobre a experiência que está sendo feita em Rio Claro, em especial sobre o trabalho desenvolvido pela Cooperviva.

A economia solidária e as ações desencadeadas com o advento da Cooperviva “ganharam um novo dinamismo com o convênio-parceria que reúne o LAET - Laboratório de Estudos Territoriais, do Departamento de Geografia da Unesp Rio Claro e a Secretaria Municipal de Ação Social” atesta o especialista, que coordena o referido projeto com o Prof. Dr. Gilberto de Souza, contando com a participação de outros professores do Departamento de Geografia, alunos do Curso de Geografia da instituição e técnicos da Prefeitura. “O referido projeto consiste em um diagnóstico e mapeamento dos empreendimentos solidários na cidade de Rio Claro e das instituições sociais, com a finalidade de subsidiar as políticas públicas para o setor” explica Mendes.
Fonte: Canal Rio Claro em 16/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.