quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Economia Solidária

Ecofolia Solidária contabiliza 52 toneladas de materiais recicláveis
 
Ecofolia Solidária contabiliza 52 toneladas de materiais recicláveisÚltimo dia de carnaval e o" ECOFOLIA SOLIDÁRIA" começa a contabilizar os resultados da edição 2012. Até a manhã desta terça-feira (21) 51,9 toneladas de materiais recicláveis foram coletadas pelos cerca de 3mil catadores que participam do projeto.

O trabalho só acaba no final da tarde da quarta-feira de cinzas, quando cerca de 65 toneladas de latas e garrafas pets receberão tratamento adequado. A iniciativa garante que o carnaval de Salvador seja, pelo nono ano consecutivo, um exemplo de festa popular que preserva o meio ambiente e estimula a economia das famílias dos agentes que coletamos resíduos sólidos gerados na folia.

Os profissionais recebem três refeições diárias, fardamento, equipamentos de EPI´s e contam com cinco Centrais de Apoio aos Catadores, localizadas nos circuitos Dodô e Osmar. Nessas unidades os resíduos coletados são pesados e os agentes recebem o pagamento referente ao seu trabalho no ato da entrega.

O projeto combate o trabalho infantil, já que só cadastra pessoas maiores de 18 anos, e também evita a exploração dos catadores, pois atua com valores de aquisição superiores aos adotados pelos chamados "atravessadores".

O ECOFOLIA: O projeto "ECOFOLIA SOLIDÁRIA: O trabalho decente preserva o meio ambiente" é de autoria do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), em parceria com a Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários (Incuba/UNEB) e o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA).

O principal objetivo do programa é estruturar os catadores de materiais recicláveis para que estes trabalhem de maneira digna e segura durante o carnaval de Salvador.

Além dos agentes ambientais, outras 25 associações fazem parte da rede de trabalhadores beneficiados pelo ECOFOLIA. São associações de costureiras, cozinheiras e o grupo Juventude Ativista de Cajazeiras (Jaca), responsáveis pela produção das fardas, refeições e pela informatização das centrais, respectivamente.

O financiamento é garantido pelo Governo do Estado, através do programa Vida Melhor e pelo apoio de diversas secretarias (SEDES, SETRE, CAR/SEDIR, Casa Civil). Outros apoios importantes são: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador através da LIMPURB, Prodeb, Petrobrás, BRAHMA, ABRALATAS e Associação Vida Brasil.
Fonte: Portal Bahia Já / Foto: High Job em 27/02/2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.