sábado, 3 de março de 2012

Notícias

Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo inicia primeira turma
Alunos da Escoop marcarão uma nova era para o cooperativismo
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) promoveu ontem (1º/3) a aula inaugural da primeira turma a ser diplomada pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), localizada em Porto Alegre (RS). O grupo é composto por 42 futuros tecnólogos em Gestão de Cooperativas, de seis diferentes ramos.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, avalia que a proposta da escola é inovadora e muito bem-vinda para o setor, pois formará especialistas na área de administração em cooperativismo. “A Escoop é um avanço na construção de uma gestão mais profissionalizada, a partir do investimento no processo de governança das organizações cooperativas”, afirmou.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que destacou como marco importante a inauguração da instituição no mesmo ano em que se celebra o Ano Internacional das Cooperativas. “Este reconhecimento é o acontecimento mais importante do início do século. Esta é a nossa responsabilidade, esperamos que assim seja e temos que fazer força por isso”, declarou.
O diretor-geral da Escoop, professor Derli Schmidt, enfatizou a avaliação máxima recebida pelo projeto pedagógico e a responsabilidade em manter a excelência obtida. E relembrou, emocionado, o árduo caminho percorrido até a conquista da autorização pelo Ministério da Educação (MEC), em julho de 2011. “Ao chegar em Brasília para o encaminhamento da documentação da nossa escola, já éramos reconhecidos até pela senhoras que serviam o café no Ministério”, descontraiu.
O avaliador do MEC, Antônio Edmar de Holanda, que teve participação importante na implantação do curso, dirigiu-se aos alunos ressaltando a grande responsabilidade deste grupo pioneiro: “Vocês foram audaciosos, pois já são uma escola de educação superior que obteve autorização e credenciamento para funcionar pelo Ministério da Educação e passaram pelo Conselho Nacional de Educação”.
O aluno primeiro colocado no vestibular da Escoop, Nelson Bezerra, que trabalha como porteiro na sede da escola, recebeu em nome dos alunos uma pasta com o material a ser utilizado nas aulas. Após a cerimônia, os alunos e convidados confraternizaram em um coquetel oferecido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Saiba mais - O curso superior terá duração média de dois anos e meio a três. A carga horária total é de 1.620 horas ou 108 créditos acadêmicos. As disciplinas serão ofertadas de segunda a sexta-feira, no período da noite, podendo haver opções de horários alternativos, com aulas nos turnos matutino e vespertino, nas sextas-feiras e aos sábados. Os alunos deverão se matricular em pelo menos quatro disciplinas por semestre, o equivalente a 16 créditos.

A sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo está localizada no bairro São Geraldo, na cidade de Porto Alegre. São quase 3 mil metros quadrados de construção. Trata-se de uma estrutura com salas de aula, biblioteca, auditório, sala de informática, estacionamento e espaço de conveniência. O local está disponível às cooperativas para capacitações e cursos de pós-graduação realizados pelo Sescoop/RS em parceria com universidades desde 2009, quando foi inaugurado.

(Com informações Ocergs-Sescoop/RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.