domingo, 25 de março de 2012

Cooperativismo

Acesso do setor cooperativista de crédito ao FAT é tema de pesquisa no site da Câmara dos Deputados               
 
Acesso do setor cooperativista de crédito ao FAT é tema de pesquisa no site da Câmara dos DeputadosO site da Câmara dos Deputados está realizando uma pesquisa sobre o Projeto de Lei 3067/11, do Senado, que autoriza o acesso dos bancos cooperativos, confederações e centrais de cooperativas de crédito ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Até o momento, a enquete teve um total de 1.661 votantes, sendo que 1.643 pessoas votaram favoravelmente ao projeto (98,92%).

Além das cooperativas de crédito, todas as instituições financeiras oficiais, agências de desenvolvimento e bancos de desenvolvimento oficiais serão beneficiadas com a aprovação da proposta. O projeto, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), e modificado por substitutivo do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), prevê que os recursos poderão ser utilizados em empréstimos ao setor rural e às micro e pequenas empresas. Atualmente, a prerrogativa desse acesso é apenas do Banco do Brasil e do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para o diretor de Desenvolvimento Organizacional do Sicoob Confederação, Abelardo Duarte de Melo Sobrinho, a aprovação do projeto de lei irá beneficiar o cooperativismo de crédito e o desenvolvimento socioeconômico do país. “A liberação dos recursos do FAT por meio das instituições cooperativistas de crédito vai ampliar a capacidade de atendimento e auxiliar no processo de estímulo de emprego e renda. O sistema cooperativista de crédito tem o potencial para maximizar o uso do fundo dentro de suas especificidades, gerando investimentos e recursos que irão incrementar a economia das comunidades locais”.

Em 2011, com o apoio da Frencoop nacional, o projeto foi aprovado no Senado Federal. Agora depende da aprovação na Câmara dos Deputados. A matéria ainda será distribuída às comissões técnicas da Casa. A enquete ficará disponível por tempo indeterminado no site da Câmara dos Deputados.

Fonte: Press Comunicação Empresarial em 23/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.