domingo, 25 de março de 2012

Cooperativismo

Cooperativas investem na preservação dos recursos hídricos

Cooperativas investem na preservação dos recursos hídricosReutilização da água nas indústrias, recuperação de mata ciliar e proteção de nascentes. Essas são algumas das ações desenvolvidas pelas cooperativas do Paraná destinadas à preservação dos recursos hídricos. Somente o projeto Água Viva, por exemplo, executado há quase 10 anos pela Coopavel, de Cascavel, já recuperou mais de seis mil nascentes. A iniciativa inspirou outras cooperativas a implementar trabalho semelhante em várias outras regiões, inclusive de outros estados, e até mesmo em países vizinhos. Também motivou o lançamento de um projeto por parte do governo do Estado. “Nesta quinta-feira (22/03), quando se comemora o Dia Mundial da Água, é fundamental destacar a importância da atitude de cada cidadão no combate ao desperdício desse bem tão precioso para a nossa sobrevivência, seja na cidade ou no campo. Podemos afirmar, com toda a certeza, que as cooperativas estão fazendo a parte delas, contribuindo efetivamente para preservar nossas fontes e utilizando a água de forma consciente e racional”, disse o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Sustentabilidade – De acordo com ele, o cooperativismo paranaense também promove um amplo programa de educação ambiental que abrange colaboradores internos, os cooperados e as novas gerações. O setor adota ainda várias outras práticas sustentáveis, já que a gestão ambiental faz parte da cultura das cooperativas. "Temos por princípio o crescimento econômico aliado ao desenvolvimento social das pessoas. Quando introduzimos as questões ambientais no cooperativismo, obtemos os três pilares do desenvolvimento sustentável: o econômico, o social e o ambiental", frisou. Segundo Koslovski, somente no ano passado, as cooperativas paranaenses investiram mais R$ 24 milhões em ações ambientais.

Dia Mundial – Por meio de resolução publicada em 22 de fevereiro de 1993, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial da Água. De acordo com a ONU, cerca de 0,008% do total da água do nosso planeta é potável, ou seja, própria para o consumo. Em Curitiba, a FAO, organismo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, está coordenando um seminário para marcar a data, nesta quinta-feira, no Museu Oscar Niemeyer. O evento tem como tema “Água e Segurança Alimentar” e conta com a participação do engenheiro agrônomo e assessor da Ocepar na área de meio ambiente, Sílvio Krinski.

Fonte: Ocepar em 23/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.