segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cooperativismo

Intercooperação Internacional entre os países do BRICS

Cooperativistas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se encontrarão na Cidade do Cabo, a partir de domingo
Brasília (24/10) – O Brasil será representado por uma deleção no III Encontro das Lideranças Cooperativistas dos Países do Agrupamento BRICS (BRICS Coop). O evento será realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, entre os dias 27 e 29 deste mês. Com isso, lideranças cooperativistas do Brasil, Rússia, Índia, China e do próprio país-anfitrião poderão estreitar, ainda mais, os laços comerciais que se estabeleceram historicamente entre essas nações.

A deleção brasileira – organizada pelo Sistema OCB – será liderada pelo Diretor do Sistema, Petrucio Júnior, também presidente do Sistema OCB/AM. Integram ainda a comitiva: o  presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol da Silva, o superintendente da OCDF, Remy Gorga Neto, a Cônsul-Geral do Brasil na Cidade do Cabo, que representará o Itamaraty, e representantes de cooperativas brasileiras.

MISSÃO – Cabe à delegação brasileira divulgar a atividade econômica das 201 cooperativas exportadoras. Juntas, foram as responsáveis por 99,5% do resultado financeiro obtido com as exportações, em seus ramos de atuação. Para essa divulgação, os brasileiros contarão com um Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras. Outro importante objetivo é vislumbrar possibilidades de cooperação técnica e benchmarking que possam interessar o mercado cooperativista brasileiro.

BRICS Coop – O evento teve origem em Brasília, por iniciativa do Sistema OCB, no ano de 2010, durante a I Cúpula dos Chefes de Estado dos Países do BRICS. Àquela época participaram representantes da China, Rússia e Índia.

OBJETIVO – O BRICS Coop tem por objetivo aproximar comercialmente as cooperativas dos cinco países e promover a cooperação entre elas. Suas reuniões são convocadas pelo governo do país que exerce a presidência  pelo período de um ano. Em 2013, o cargo está sendo ocupado pela África do Sul, que irá repassá-lo ao Brasil, em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.