quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Notícias

Jovens da zona rural de Pernambuco são qualificados por Projeto Amanhã
Jovens da zona rural do município de Petrolina, no semiárido pernambucano, receberam o diploma de padeiro e confeiteiro, curso profissionalizante realizado pela Codevasf por meio do Projeto Amanhã - iniciativa que há duas décadas oferece a jovens de comunidades rurais com idade entre 14 e 26 anos uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Jovens da zona rural de Pernambuco são qualificados por Projeto Amanhã
O curso, que aconteceu na comunidade do Serrote Pelado, interior de Petrolina, teve duração de 200 horas, foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e capacitou vinte jovens em técnicas de panificação e confeitaria. “Foi um curso bem-vindo em nossa comunidade”, disse Dionísia Brito, 22, uma das participantes do curso.
 
Com o diploma em mãos e conhecimento adquirido, Dionísia já coloca o que aprendeu a serviço de sua comunidade. “Nós poderemos usar o que aprendemos no curso para produzir pães e bolos para aniversários, festas. Inclusive, já estamos com encomenda”, disse Dionísia.
 
Ao longo do ano, este é o quarto curso profissionalizante oferecido pela 3ª Superintendência da Codevasf. “Já oferecemos o curso de eletricista predial e de mecânico de motos no município de Cabrobó e, em Petrolina, estamos finalizando um curso de eletricista predial de baixa tensão, que está sendo realizado na Agrovila Massangano e deve ser encerrado em meados de novembro. Ao todo, a Codevasf ofereceu cerca de 900 horas de curso ao longo deste ano”, disse o coordenador do Projeto Amanhã em Pernambuco e analista em desenvolvimento regional da Codevasf, José Antônio Aquino. 
 
Projeto Amanhã
 
A Codevasf, por meio da Gerência de Desenvolvimento Territorial, vem atuando no desenvolvimento de ações de apoio, estímulo e aprimoramento da capacidade técnica do jovem rural, valorizando o aproveitamento das potencialidades da região e proporcionando a aproximação da realidade dos jovens e de suas famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e da renda dos agricultores familiares.
 
O Projeto Amanhã completou, em 2013, 20 anos de existência com a marca de quase 26 mil jovens capacitados. Criado em maio de 1993 pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o projeto busca inserir jovens da área rural no mercado de trabalho, complementando as atividades educativas com cursos, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.