quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cooperativismo

Cooperativismo brasileiro é destaque na África do Sul
Missão brasileira visita cooperativas na África e constata que o Brasil – mesmo com muito a ser feito – tem um dos sistemas de apoio mais eficazes para o setor
África do Sul (29/11) – O modelo cooperativista brasileiro é um dos mais completos dentre os países do BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul). Essa é uma das constatações da missão do Brasil, que participa do 3º Encontro das Lideranças Cooperativistas dos Países do Agrupamento BRICS (BRICS Coop). O evento termina hoje e contou com a participação de uma missão técnica, organizada pelo Sistema OCB.

Ontem, os oito membros da comissão brasileira visitaram duas cooperativas sul-africanas e viram o quanto o Brasil é avançado no setor. “As cooperativas aqui da África do Sul ainda carecem de apoio do governo. No Brasil, muito há para se fazer ainda, mas somos uma referência entre os membros do BRICS”, comenta o líder da missão, Petrucio Magalhães Junior, diretor da OCB e presidente do Sistema OCB/AM.

TIBONGO - As delegações do Brasil e da Índia visitaram a Tibongo Co-operative, uma pequena cooperativa de pescadores com cinco associados. Ela é responsável por abastecer grandes redes de supermercados da Cidade do Cabo. A principal queixa dos cooperados é a falta de apoio por parte do governo, que impede seu desenvolvimento.

FINGERPRINT - Em seguida, os delegados tiveram a oportunidade de conhecer a Fingerprint Worker's Co-operative, uma cooperativa de produção gráfica, fundada há 25 anos e que, por sua tiragem mensal – 50 mil livros por mês – é tida como referência em gestão naquele país.

Jacobus Smith, presidente da Fingerprint, explicou à delegação que o governo da África do Sul ainda apoia pouco as cooperativas. “Em 25 anos de existência, o único crédito cedido pelo governo veio no ano passado. Mesmo assim, só foi possível comprar uma impressora mais sofisticada”, observa o sul-africano, dizendo que a legislação da África do Sul, ainda não ampara as cooperativas.

VISITA - O modelo de cooperativismo brasileiro foi citado como exemplo. Em função disso, os líderes cooperativistas da África do Sul demonstraram muito interesse em conhecer as ações realizadas pelo Sistema OCB, em prol do desenvolvimento do cooperativismo brasileiro. A visita ainda não tem data marcada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.