quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cooperativismo

Encontro Anual do Cooperativismo


Encontro Anual do Cooperativismo
 
 
O Encontro Anual do Cooperativismo Amazonense foi realizado neste final de semana, de 14 a 16 de outubro, no Hotel Iracema Falls, no município de Presidente Figueiredo. Durante o Encontro presidentes de cooperativas participaram de palestras e da construção do planejamento de ações do Sescoop/AM para o próximo ano.

“De janeiro a agosto deste ano 5.754 pessoas foram atendidas em ações de capacitação, monitoramento e promoção social executadas pelo Sistema OCB-Sescoop/AM”, a informação foi dada por Petrucio Magalhães Júnior, presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM.

O Encontro contou com a participação e palestras do secretário de Produção do Estado do Amazonas, Eron Bezerra, do presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antonio Ademir Stroski, dos deputados da Frente Parlamentar Cooperativista do Amazonas (Frencoop/AM), Luiz Castro e Adjuto Afonso, Mauricio Seffair (diretor do Sebrae), Esthério Colnago (presidente da Agrocoop e do Sistema OCB-Sescoop/ES), Silvio Silvestre (presidente do Sistema OCB-Sescoop/RR e representante de Márcio Lopes, presidente da OCB-Nacional), Merched Chaar (Fecoop/Norte), e presidentes e representantes das cooperativas do Amazonas.

A programação foi dividida em duas atividades: o III Encontro do Cooperativismo Agropecuário Amazonense e o IX Encontro de Presidentes e Representantes de Ramos do Cooperativismo Amazonense. No primeiro dia, 14, foram ministradas as seguintes palestras: “Centrais de Cooperativas: Instrumento de Agregação de Valor nas Compras e Vendas Conjuntas”, ministrada por Esthério Colnago; “Panorama do Setor agropecuário do Amazonas”, proferida por Eron Bezerra; e “Políticas para o Desenvolvimento Sustentável no Amazonas”, por Antonio Stroski. O segundo dia foi dedicado para a Apresentação das Ações de 2011, Apresentação do Planejamento Estratégico 2011/2012, bem como para a realização da Oficina de Avaliação e Planejamento da Atuação do Sescoop/AM em 2011 e 2012.

Cooperativismo forte

Em sua exposição, o presidente da Agrocoop e do Sistema OCB-Sescoop/ES defendeu a integração entre as cooperativas, para fortalecer o cooperativismo. Segundo ele, nos últimos três anos a participação do cooperativismo no PIB capixaba triplicou e o Estado tem apenas 147 cooperativas, mas 159.159 cooperados. “O que fortalece uma cooperativa é o número de associados”, disse e reforçou que “a cooperativa deve pensar como empresa, sem deixar de ser cooperativa; igualmente deve pensar como cooperativa sem deixar de ser uma empresa competitiva, eficiente, eficaz e transparente”.

Esthério Colnago também defende as Centrais de Cooperativas como instrumento de agregação de valor nas compras e vendas conjuntas.

Política de Produção Rural no Amazonas

“Não há desenvolvimento sem sustentabilidade e nem sustentabilidade sem desenvolvimento”, argumentou Eron Bezerra ao anunciar novos projetos da Secretaria de Produção Rural do Amazonas. Segundo ele, R$ 700 milhões devem ser investidos até 2014-2015, em programas que vão abrigar ações nas seguintes áreas: Aprimoramento do Legislativo; Infraestrutura; Expansão da Agroindústria; Expansão da Produção; e Sócio Cultural.

O secretário também revelou que os novos projetos são: Mecanização do campo (distribuição de 300 tratores), Residência Agrária (para 150 novos técnicos), Análise de Solo (20 mil amostras), Ampliação da bacia leiteira, e o Parque Aquícola de Balbina.

Conforme dados da Sepror, o Amazonas possui 270 mil produtores rurais, distribuídos em 64 mil propriedades, das quais 94% são de base estritamente familiar. Para a execução dos projetos anunciados, a Secretaria conta com parcerias institucionais.

Desenvolvimento Sustentável

“A atividade extrativista deve ser ainda mais incentivada neste Governo”, disse Antonio Stroski, em sua palestra e ao anunciar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), através do Programa de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais do Estado do Amazonas, conforme a Lei 3.635, de 6 de julho de 2011.

Dentre os benefícios do Cadastro, que deve iniciar em breve, estão: a possibilidade de suspensão da cobrança de multas administrativas impostas em face de infrações envolvendo APP’s, reservas legais, desmatamentos irregulares e falta de licenciamento ambiental de atividade rural anterior a 10 de dezembro de 2009, desde que não exista ato administrativo tramitado e julgado; possibilidade do desembargo junto ao Ibama; regularização ambiental do imóvel; possibilidade de acesso a linhas de créditos por atividades produtivas sustentáveis; e obtenção do documento oficial de comprovação de regularização ambiental do imóvel rural.

“O Amazona tem 97,4% de cobertura florestal”, disse em sua apresentação Antonio Ademir Stroski. Segundo ele, o desenvolvimento ambiental do estado tem sido alcançado com o declínio do desmatamento (de 69,57%) e a elevação do PIB entre 2003 e 2010.

Apoio do Sistema OCB-Sescoop/AM


Petrucio Magalhães Júnior disse que o Sistema OCB-Sescoop/AM pode ser um grande parceiro da Sepror e do Ipaam nos novos projetos dessas instituições. “O Projeto Residência Agrária e o Cadastro Ambiental Rural podem contar com a disponibilidade das cooperativas, oferecendo residência aos técnicos agrícolas nos municípios, e oferecendo informações para o cadastramento das propriedades rurais dos cooperados”, sugeriu.

Antonio Stroski disse que quem tem propriedade rural deve aderir ao CAR nos prazos de um ano, para quem tem propriedade ou posse rural de tamanho superior a 4 módulos fiscais, e 2 anos, para as propriedades ou posses rurais com tamanho igual ou inferior a quatro módulos fiscais.

Oficina de Avaliação e Planejamento


Com o objetivo de dar continuidade ao processo de planejamento participativo do cooperativismo amazonense, o moderador Gabriel Pesce Júnior, coordenou a Oficina de Avaliação e Planejamento do Sescoop/AM em 2011/2012, com o uso de ferramentas do enfoque participativo para facilitar a comunicação com os presidentes e representantes de cooperativas do Amazonas.

A oficina iniciou com apresentação do Relatório de Gestão do Sescoop/AM, que levou ao conhecimento do público cooperativista os resultados alcançados no ano de 2011, e todas as ações de capacitação realizadas neste ano, assim como o número de atendimentos a cooperativas e cooperados. A apresentação foi feita pelo superintendente do Sescoop/AM, Adriano Fassini.

Relevância do Encontro para os cooperativistas


A opinião sobre a importância do Encontro Anual do Cooperativismo Amazonense foi unânime não só no teor dos assuntos abordados, mas também como uma necessidade para o crescimento do cooperativismo no Estado.

Segundo Valney Andrade, diretor financeiro da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores do Projeto CPU-Uatumã (CPU-Uatumã), do município e Presidente Figueiredo, os assuntos abordados são importantes, para o desenvolvimento de novos projetos da cooperativa e conquistas de novos mercados. “Estamos com um projeto na Conab, que vai comprar 40 toneladas de cupuaçu da nossa cooperativa, então toda informação que visa melhorar nossa gestão e produção é muito boa, para nós”, declarou.

Dulcineia Franco, presidente da Cooperativa dos Beneficiadores de Produtos Agroextrativistas de Amaturá (Coobepam), a informações obtidas no Encontro serão repassadas aos cooperados. “Vamos trabalhar num planejamento para a Coobepam, com base no planejamento do Sescoop/AM, por isso é importante a participação nesse evento”, disse ao anunciar que uma das metas da cooperativa é aumentar o número de cooperados, que hoje são 35.

O Encontro foi encerrado pelo presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, que também anunciou juntamente com os advogados Alcian Souza e Reinaldo Damasceno, os encaminhamentos das negociações do acordo coletivo com Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil (Fenatracoop).

Fonte: OCB-AM / Foto: Priscila Torres/Coopcom em 19/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.