terça-feira, 18 de outubro de 2011

Notícias

Pernambuco promove o II Encontro Regionalizado Brasil sem Miséria.

Ana Rita Suassuna, secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, e Ingrid Vier, gerente de Monitoramento, ambas da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, abriram, nesta terça-feira (18), na Gerência Regional de Educação – GRE de Caruaru, no Agreste do Estado, o II Encontro Regionalizado Brasil Sem Miséria. Este é mais um passo do Governo do Estado no combate à pobreza extrema em Pernambuco.

A iniciativa, que contou com a participação de gestores das secretarias estaduais de Saúde e Agricultura e Reforma Agrária, reuniu trabalhadores da assistência social de 45 municípios da Região Agreste Central e Setentrional. Na semana passada, o encontro foi realizado em Garanhuns, no Agreste Meridional. Amanhã (19), ele acontece na GRE Mata Norte, em Nazaré da Mata, contemplando outras 19 cidades.

Durante o evento, os representantes municipais apresentam as estratégias de ação para viabilizar a busca ativa, cujo objetivo é identificar a parcela da população em situação de extrema pobreza em cada município, conforme prevê o Governo Federal. A SEDSDH aproveita a encontro para orientar os gestores quanto à importância deste mecanismo, que possibilita, entre outras coisas, incluir no Cadastro Único – CadÚnico novas famílias em situação de vulnerabilidade social e risco.

Segundo Ana Rita Suassuna, a ideia é trabalhar com os municípios para identificar a população mais vulnerável, mostrando o perfil da rede estadual que estará disponível para auxiliar as cidades no trabalho. “A SEDAS irá prestar o suporte técnico aos municípios nessa busca ativa, com enfase nos que possuem menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH”, completa.

Números – De acordo com o Plano Brasil Sem Miséria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome – MDS, cerca de 16 milhões de brasileiros estão na linha da pobreza extrema, ou seja, possuem renda per capta igual ou inferior a R$ 70 por mês. Mais de 9 milhões deles encontram-se na Região Nordeste do país. Estima-se que atualmente cerca de 1 milhão e 400 mil pessoas vivem abaixo da linha da pobreza em Pernambuco.

Acompanhe, abaixo, agenda do II Encontro Regionalizado – Brasil Sem Miséria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.