terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Cooperativismo

Cooper-Rita investe em usina para beneficiamento de leite

A Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí (Cooper-Rita), localizada no Sul de Minas, investiu cerca de R$ 9 milhões na construção de uma usina de beneficiamento para ampliar a produção de leite longa vida. Até então, o leite in natura da cooperativa era beneficiado em São Paulo e retornava ao Estado para ser comercializado.
Com a usina própria, que possui capacidade para beneficiar 300 mil litros de leite por dia, a Cooper-Rita concentrará todo o processo produtivo em Minas Gerais, o que reduzirá os custos de produção, aumentará a competitividade da cooperativa no mercado e agregará valor ao produto no Estado, ampliando sua lucratividade. A estimativa é de que o faturamento alcance R$ 160 milhões em 2012.

De acordo com o presidente da Cooper-Rita, Luiz Fernando Ribeiro, o investimento foi estimulado pelos incentivos concedidos pelo governo de Minas, como isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Segundo Ribeiro, a nova estrutura garante produção diária de 10 mil litros de leite e, com os equipamentos, a Cooper-Rita passará a beneficiar leite in natura de outras associações e cooperativas que não têm usina.

"A princípio, a unidade funcionará com apenas um equipamento de beneficiamento do leite, mas devemos atingir o volume máximo de produção até meados de 2012, quando a segunda máquina, com capacidade equivalente, entrará também em funcionamento", diz Ribeiro.

Atualmente, a Cooper-Rita possui cerca de mil associados, dispostos em 40 municípios do Sul de Minas, com captação diária de 140 mil litros de leite. São produzidos derivados, como queijos, manteiga, iogurtes, bebidas lácteas, etc. A cooperativa produz, também, cerca de 200 mil sacas de café por safra. Toda a produção é destinada ao mercado de São Paulo e região Sul de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.