quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Notícias


Maioria das cidades do Nordeste depende do governo para gerar riqueza.
A maior parte das cidades do Norte e Nordeste depende de salários e pensões pagos pelo governo para movimentar sua economia. Essa dependência atinge todas as cidades de Roraima e quase todas do Amapá -só Serra do Navio, com suas indústrias, fica de fora.

Dos 5.565 municípios brasileiros, 1.968 (35,4%) têm mais de ...um terço de sua economia dependente da máquina pública, mais especificamente da remuneração paga pela administração, saúde e educação públicas e pela seguridade social. Na região Nordeste, a situação se aplica a 76,3% dos municípios e no Norte, a 57,9%. Na outra ponta, a região Sul tem apenas 0,6% de seus municípios com essa dependência do governo.

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Fazem parte de uma pesquisa que avaliou o PIB (Produto Interno Bruto) dos municípios brasileiros em 2009. Os dados são de 2009, mas foram divulgados somente agora.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos numa economia durante certo período. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo.

O IBGE considera o PIB dos municípios nos setores de agropecuária, indústria e serviços. Dentro do setor de serviços, está a administração pública, bem como os serviços financeiros.

Entre os municípios com maior dependência da máquina pública na sua economia, destacam-se Uiramutã (RR), com 80%, e Areia de Baraúnas (PB), com 71,4%.

Peso do governo no PIB dos municípios cresce nos últimos anos. O peso dessas atividades ligadas à administração pública em relação ao PIB nacional vem aumentando ao longo dos anos. Em 2005, a participação no PIB brasileiro era de 12,9%; em 2006, 13,1%; em 2007, 13,3%; em 2008, 13,4%; e chegou a 14,1% em 2009.

Houve um salto significativo de 2008 para 2009, afirma Sheila Zani, técnica do IBGE. Segundo ela, com a crise global em 2008, os setores de agropecuária e indústria tiveram seu rendimento fortemente afetado, com isso aumentando o peso do setor de serviços --onde se inclui a administração pública.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.