sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Economia Solidária

Ministério do Desenvolvimento Agrário busca ampliar vendas da agricultura familiar para supermercados em 2012
 
Ministério do Desenvolvimento Agrário busca ampliar vendas da agricultura familiar para supermercados em 2012
 
O Ministério do Desenvolvimento Agrário lançará, no início de 2012, uma nova chamada pública para qualificar empreendimentos de pessoas jurídicas interessadas em ampliar a comercialização de produtos adquiridos em mãos de cooperativas de agricultores familiares por redes de supermercados.

Aproximar agricultores familiares da rede varejista é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, que já promoveu assinaturas de pacto entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Desenvolvimento Social (MDS) com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nas cinco regiões do país. O acordo busca promover a capacitação, contratação de mão de obra e aquisição de produtos da agricultura familiar pelas lojas filiadas à Abras e contribuir no combate à pobreza extrema.

Os produtos de cooperativas que hoje já são comercializados graças aos acordos vão desde itens básicos de alimentação, como feijão, milho e mandioca, até os diferenciados e de maior valor agregado, como os da sociobiodiversidade, orgânicos e agroindustrializados.

De acordo com o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA, Arnoldo Campos, a proposta é abrir um processo de seleção de empreendimentos que tenham interesse em receber qualificação e apoio do governo para vender para a rede varejista.

Atualmente, além das redes de supermercados de atuação regional como Yamada e Marborges, no Pará, outras de alcance nacional como Wallmart e Grupo Pão de Açúcar já comercializam os produtos da agricultura familiar.

Fonte: MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO em 06/01/2012

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