Ministério do Desenvolvimento Agrário busca ampliar vendas da agricultura familiar para supermercados em 2012
O Ministério do Desenvolvimento Agrário lançará, no início de 2012, uma nova chamada pública para qualificar empreendimentos de pessoas jurídicas interessadas em ampliar a comercialização de produtos adquiridos em mãos de cooperativas de agricultores familiares por redes de supermercados.
Aproximar agricultores familiares da rede varejista é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, que já promoveu assinaturas de pacto entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Desenvolvimento Social (MDS) com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nas cinco regiões do país. O acordo busca promover a capacitação, contratação de mão de obra e aquisição de produtos da agricultura familiar pelas lojas filiadas à Abras e contribuir no combate à pobreza extrema.
Os produtos de cooperativas que hoje já são comercializados graças aos acordos vão desde itens básicos de alimentação, como feijão, milho e mandioca, até os diferenciados e de maior valor agregado, como os da sociobiodiversidade, orgânicos e agroindustrializados.
De acordo com o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA, Arnoldo Campos, a proposta é abrir um processo de seleção de empreendimentos que tenham interesse em receber qualificação e apoio do governo para vender para a rede varejista.
Atualmente, além das redes de supermercados de atuação regional como Yamada e Marborges, no Pará, outras de alcance nacional como Wallmart e Grupo Pão de Açúcar já comercializam os produtos da agricultura familiar.
Fonte: MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO em 06/01/2012
Aproximar agricultores familiares da rede varejista é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, que já promoveu assinaturas de pacto entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Desenvolvimento Social (MDS) com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nas cinco regiões do país. O acordo busca promover a capacitação, contratação de mão de obra e aquisição de produtos da agricultura familiar pelas lojas filiadas à Abras e contribuir no combate à pobreza extrema.
Os produtos de cooperativas que hoje já são comercializados graças aos acordos vão desde itens básicos de alimentação, como feijão, milho e mandioca, até os diferenciados e de maior valor agregado, como os da sociobiodiversidade, orgânicos e agroindustrializados.
De acordo com o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA, Arnoldo Campos, a proposta é abrir um processo de seleção de empreendimentos que tenham interesse em receber qualificação e apoio do governo para vender para a rede varejista.
Atualmente, além das redes de supermercados de atuação regional como Yamada e Marborges, no Pará, outras de alcance nacional como Wallmart e Grupo Pão de Açúcar já comercializam os produtos da agricultura familiar.
Fonte: MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO em 06/01/2012
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