terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Notícias

Ministra reafirma a importância de parcerias para Brasil Sem miséria.Miséria
O Plano Brasil Sem Miséria precisa de todo o apoio no estabelecimento de parcerias fundamentais na construção de um país sem pobreza, disse a ministra Tereza Campello na abertura do II Encontro Estadual do Programa Bolsa Família. O evento, iniciado hoje (17) em Salvador, reúne cerca de 1,7 mil participantes, entre prefeitos, secretários e gestores das áreas de saúde, educação e assistência social dos 417 municípios baianos.

A Bahia tem o maior número, em termos absolutos, de extremamente pobres no Brasil (2,4 milhões), segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É também o estado com maior número de inscritos no Cadastro Único. São 2,6 milhões de famílias cadastradas, das quais 1,8 milhão recebem o benefício dop Bolsa Família.

A ministra alertou os gestores para a importância da consolidação do Cadastro Único como um banco de dados completo, que consiga subsidiar as estratégias do plano. “Precisamos de um cadastro que nos permita promover maior integração de políticas entre as esferas de governo”, afirmou.

Ao relembrar que o estado conta com 17% dos 16 milhões de brasileiros extremamente pobres, Tereza Campello reafirmou a importância do aumento dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada. “Vivemos em um Brasil cheio de oportunidades, que continuará garantindo renda e criando condições para a população mais vulnerável. A população que vive hoje na pobreza não precisa apenas de oportunidades, mas necessita viver de forma digna e com acesso aos seus direitos.”.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, manteve discurso afinado com o da ministra Tereza Campello: “Não estamos falando de questões políticas e ideológicas. Estamos aqui para relembrar a importância do trabalho de todos os parceiros e da construção de uma rede do bem. Só conseguiremos erradicar a extrema pobreza no estado se caminharmos juntos rumo ao mesmo objetivo”.

Até amanhã (18), os participantes do encontro deverão debater as perspectivas e desafios do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e do Bolsa Família dentro do Plano Brasil Sem Miséria.

Fernanda Lattarulo
Ascom/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.