quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cooperativismo

Coomapem recebe jovens cooperativistas de Autazes

Coomapem recebe jovens cooperativistas de AutazesNa etapa final do Curso de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas, promovido pelo Sistema OCB-Sescoop-AM (Sindicato e Organização das Cooperativas do Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Amazonas), duas turmas finalistas realizaram neste último final de semana um encontro de integração e troca de experiência na sede da Cooperativa de Agropecuária Mista de Manacapuru (Coomapem), no município de Manacapuru.

Cerca de 40 jovens ligados à Coomapem e à Cooperativa de Produtores de Leite de Autaz Mirim (Cooplam), participaram do encontro, em que foi discutida a produção agrícola no Amazonas pelo viés do cooperativismo e explicitado o caso da Coomapem, que movimentou cerca de 4,5 milhões de reais no ano passado apenas com a produção de fibra vegetal, com uma taxa de crescimento de 100 por cento comparada ao ano passado.

Como parte da programação do encontro, os jovens conheceram todas as fases do processo produtivo da fibra Juta e Malva, do plantio ao beneficiamento, passando pelo transporte e armazenamento, feitos pela cooperativa com foco na qualidade da fibra a ser comercializada e na valorização dos profissionais que estão na ponta do processo – os agricultores.

Na ocasião de abertura do encontro, o Superintendente do Sistema OCB-Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini, ressaltou a importância da integração para a formação dos líderes e para o próprio desenvolvimento do setor primário no estado do Amazonas a médio e longo prazo. “É uma oportunidade para vocês vislumbrarem na prática o que vocês estão discutindo nas aulas teóricas, a relação cooperado-cooperativa, a cadeia produtiva e entender como os produtores rurais, organizados em cooperativas, podem fortalecer a economia rural do Amazonas”.

Para o coordenador local do Programa de Formação de Jovens na Vila do Novo Céu (Autazes), Márcio Mota, os jovens que participaram do encontro levam pra casa o sentido de responsabilidade de promover o desenvolvimento de suas cooperativas. “Os jovens são o futuro da cooperativa. Esperamos que eles continuem o trabalho dos pais deles, ajudando a desenvolver o setor lácteo na região de Autaz Mirim”, afirma.

Segundo o produtor agrícola e aluno do curso de formação, Lúcio Bastos Olivera, 21, o evento permitiu o conhecimento do processo produtivo da fibra, mesmo àqueles que são ligados à Coomapem, pois, conta ele, alguns não conhecem, por seres filhos de cooperados, o trabalho cooperativista na prática.

Ele destaca ainda o esforço da equipe do OCB-Secoop “Eu falo desse curso com muito entusiasmo, porque é uma coisa que está revolucionando a minha vida, porque desde que eu comecei a participar da cooperativa, eu não dava muito sentido a isso. O mundo é muito individualista, então nesse ponto do curso tá me mostrando o diferencial do cooperativismo, que é trabalhar em conjunto pra que todos o membros possam crescer juntos.

Jovens Líderes

O Programa de Formação de Jovens Cooperativistas, promovido pela OCB/Sescoop-AM desde 2008, tem carga horária de 290 horas e quatro disciplinas: Doutrina e filosofia do Cooperativismo; Organização de empresas; Gestão de pessoas e Gestão de processos e projetos. Desde a criação, o Programa já formou duas turmas e sessenta jovens líderes. As turmas de jovens da Coomapem e Cooplam formarão em agosto de 2012.

Fonte: OCB/AM - Foto: Priscilla Torres/Coopcom em 01/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.