quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cooperativismo

COOAPA abre 1º depósito de mel em Rondônia
 
COOAPA abre 1º depósito de mel em RondôniaCriada em 2005, e reunindo hoje 32 cooperados, a Cooperativa Apícola Portal da Amazônia (Cooapa), em Vilhena (RO) inaugurou agora em julho seu primeiro depósito de mel, com o apoio do da Fundação Banco do Brasil (FBB) e do Sebrae em Rondônia.

A cooperativa, que tem atuação nos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras, no sul de Rondônia, destaca-se em vários setores, inclusive na produção de mel – mais de 50% da produção do produto na região sai de Vilhena.

Desde 2009 a Cooapa começou a comercializar e recebe equipamentos para implementar a produção. Com isso a cada ano a cooperativa vem crescendo e se desenvolvendo, considerando que mais de 50% da produção de mel em nossa região, está concentrada em Vilhena, o que resulta em uma produção de aproximadamente 100 toneladas/ano.

O gerente regional do Sebrae em Vilhena, Rangel Miranda, disse que a construção do depósito, inaugurado no dia 6 de julho, foi possível graças a convênio de cooperação financeira da FBB no valor de R$ 165 mil aproximadamente.

Rangel destacou o empenho e apoio do presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Alfredo Streit; do superintendente do Banco do Brasil em Rondônia, Edvaldo Sebastião de Souza; e, ainda, do gerente do BB em Vilhena, Paulo Wagner Damasceno.

Novos projetos

O presidente da Cooapa, Aldir Lauri Gerlach, explicou que, antes, a maioria dos cooperados não tinha lugar apropriado para depositar o mel. “Cada apicultor levava para casa o mel, mas agora, com a construção e a inauguração do deposito, podemos dar um tratamento adequado para o produto”.

Ainda de acordo com Gerlach, apoio do Sebrae foi fundamental nesse processo, nos ajudando, inclusive, com projeto arquitetônico. “Nossa cooperativa não tinha um engenheiro. Então, o Sebrae encaminhou esse processo”.

O dirigente da Cooapa informa que já existem novos projetos, como por exemplo, o fortalecimento dos apicultores nos 7 municípios do Cone Sul, com a adequação e construção do SIF (Serviço de Inspeção Federal), que é uma garantia a certificação do produto de qualidade para o consumo final.

 “Além da aquisição de caixas para produção do mel, curso de qualificação para os apicultores, um novo escritório para a cooperativa e a construção da casa do mel em Cerejeiras. Nesse projeto também estamos recebendo todo apoio logístico do Sebrae para viabilizá-lo”.


Fonte: Rondonia Ao Vivo em 11/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.