sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cooperativismo

As cooperativas voltadas ao meio ambiente
 
 
As cooperativas voltadas ao meio ambienteO Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no primeiro sábado do mês de julho. Uma data para a reflexão sobre a importância de pessoas que auxiliam no fortalecimento de valores, como a igualdade e a preocupação com o semelhante.

Atualmente existem cooperativas voltadas para diferentes ramos como de crédito e saúde. Tem também aquelas voltadas ao meio ambiente, como por exemplo, a Coonalter (Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa) e a Recibela (Associação dos Recicladores do Parque Bela Vista), que fica junto ao aterro sanitário de Passo Fundo.

Coonalter

A Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa foi criada há 25 anos e tem como objetivo estatutário a produção, industrialização e comercialização de produtos alimentícios, promovendo feiras itinerantes e efetivo de produtos ecológicos. E é isso que tem acontecido há 14 anos através da Feira Ecológica, que é realizada na praça em frente ao Colégio Fagundes dos Reis.

Todos os sábados, a partir das 6h, já se formam filas para adquiridos os produtos ecológicos produzidos pelos 184 associados, de cidades como Erechim, Aratiba, Sananduva e de toda a região. “A cooperativa acompanha os agricultores, promovendo algumas ações na feira, fortalecendo essa atividade, discutindo algumas ações para que possam melhorar essa atividade”, explica Paula Cristina dos Santos, que é auxiliar administrativa da cooperativa.

São esses associados que administram toda a atividade da feira, fazendo que tenham autonomia para dar o rumo que desejarem. Segundo a auxiliar administrativa, o papel da cooperativa é de ajudar no trabalho: “A gente não interfere em nada, ficamos atrás, olhando o que eles estão fazendo e quando achamos que precisamos intervir, o fazemos, mas apenas mostrando o que está certo e o que está errado. São eles que dão as coordenadas”.

Desde 2004 Coonalter – Feira Ecológica também tem um convênio com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), através do Programa de Aquisição de Alimentos, onde são fornecidas, aproximadamente, 287 toneladas de alimentos anuais para doze instituições sociais do município. “Nós temos esse papel de auxiliar as famílias carentes que não podem estar presente na feira, então doamos alguns alimentos, conseguindo levar o produto orgânico até eles”, salienta Paula.

A Feira Ecológica conta com o apoio do Cetap (Centro de Tecnologias Alternativas Populares) e da Cáritas Diocesana de Passo Fundo. Atuando há 25 anos com a agricultura ecológica, o centro acompanha o trabalho dos agricultores em suas terras, onde organizam o processo de produção, a colheita e o transporte desses alimentos. “Tem muito aquela questão, por exemplo, de produzir um bolo grande para vender na cidade, quando na verdade as pessoas querem algo menor. Então eles estão tendo essa visão, de saber o que a população deseja”, explica Paula.

Com o trabalho da cooperativa, os associados estão aprendendo a cada dia como melhor a sua produção e o atendimento ao público. “A feira é boa por que os produtores têm esse contato com o consumidor, que vai auxiliar ele ver como vender melhor o seu produto, então estamos muito felizes com esse trabalho”, destaca a auxiliar administrativa da Coonalter.

Recibela


A Recibela (Associação dos Recicladores do Parque Bela Vista) executa as atividades junto ao aterro sanitário de Passo Fundo há dois anos. Foi a maneira encontrada para regularizar o trabalho dos catadores o que ficavam no local, recolhendo o resíduo de forma clandestina e sem condições nenhuma de higiene e segurança.
Fonte: Rádio Diário AM 570 / Foto: ALISSON DOZZA em 12/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.