sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cooperativismo


Educação cooperativista marca comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo na Bahia
Educação cooperativista marca comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo na Bahia"A educação é peça fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo". A afirmação é do presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cérgio Tecchio, durante a abertura do 1º Encontro Estadual de Integração do Educoop, realizado no dia 07 de julho, em Teixeira de Freitas/BA. O evento marcou as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo na Bahia.


A abertura do evento contou com a apresentação da Orquestra Paz, regida pelo maestro Orley Silva. A formação, além de outras canções, apresentou uma composição feita para comemorar o Dia do Cooperativismo.


O Encontro reuniu alunos e ex-alunos do Educoop - Curso de Formação de Professores em Educação Cooperativista, criado em 2006 na cidade de Teixeira de Freitas com o objetivo de capacitar professores para a disseminação dos valores e princípios cooperativistas. Hoje, com cerca de 870 alunos formados, a capacitação está sendo difundida para o Brasil.


Em sua fala da abertura, Tecchio abordou a necessidade de capacitar os professores da rede pública de ensino, tendo como amparo a Lei Estadual do Cooperativismo – 11.362/09. "A lei estabelece que o governo estadual baiano deve estimular a inclusão de estudos sobre cooperativismo nos ensinos fundamental e médio, bem como na educação profissional e tecnológica. Mas para isso, os professores precisam estar capacitados. Por isso, estamos buscando parceiros neste sentido", ressalta o presidente do Sistema Cooperativo Baiano.


Desde seu surgimento, o Educoop conta com o apoio do Sicoob Extremo Sul na disseminação da doutrina cooperativista. "Estamos trabalhando e educando as pessoas para o futuro. O cooperativismo só vai crescer no Brasil quando a educação for colocada em primeiro lugar", ressalta o presidente do Sicoob Extremo Sul, José Dias.


De acordo com a co-autora do projeto, Maria Andréia Dutra, o conteúdo abordado durante o curso busca contribuir para a formação de cidadãos solidários, democráticos, capazes de ajudar ao próximo e de intervir na comunidade em que estão inseridos. "Os alunos são incentivados a criar projetos que proporcionem melhorias nas vidas das pessoas", ressalta. Durante o evento dois desses projetos foram apresentados: Construindo o Bem Estar e Alfabetizar Cooperativo - ALFABECOOP.


"A educação é um instrumento libertador do ser humano. A aquisição de conhecimentos ajuda a pessoa a encarar com mais desenvoltura as situações do cotidiano. O cooperativismo tratado de forma sistemática em sala de aula agrega ainda mais valor à educação. Um dos objetivos do Educoop é, desde o ensino básico, preparar os estudantes para vivenciar os princípios e valores cooperativistas", revela Maria Andréia.


Os participantes assistiram à palestra "Empreendedorismo na Educação" ministrada pelo professor Hermon Lopes Freitas, e ao minicurso "Pedagogia da Educação com Jogos Coorporativos e Danças Circulares", ministrada pelo professor Fábio Brotto, co-fundador do Projeto Cooperação – Comunidade de Serviço.


A apresentação da Companhia de Teatro TEMAT abriu as atividades da tarde, proporcionando momentos de descontração ao público, ao encenar situações do dia-a-dia da sala de aula. O evento foi encerrado com sorteio de brindes, comidas típicas de São João e muito forró.


O Encontro foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB, Sicoob Extremo Sul e IFA Técnico.

Fonte: OCEB em 12/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.