domingo, 22 de julho de 2012

Notìcias

Governo reduz projeção do PIB de 4,5% para 3% em 2012

Por Murilo Rodrigues Alves e Thiago Resende | Valor
BRASÍLIA - O governo reduziu a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano de 4,5% para 3%. A estimativa consta no relatório de receitas e despesas do orçamento do terceiro bimestre, divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

No fim de junho, o Banco Central (BC) também reduziu a projeção de crescimento de 3,5% para 2,5%, mesma previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgada na segunda-feira. Analistas do mercado são ainda menos otimistas. De acordo com os dados do último boletim Focus, a mediana das projeções apuradas entre cerca de cem instituições financeiras caiu de 2,01% para 1,90%.

A queda veio após o BC divulgar o seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), na quinta-feira passada. Criado para antecipar a tendência do PIB, o índice recuou 0,02% em maio, em relação a abril, feitos os ajustes sazonais. No período de doze meses encerrados em maio de 2012, o indicador aponta crescimento de 1,39%, na série sem ajustes, e alta de 1,27%, nos dados dessazonalizados.

A estimativa do governo para a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) continuou em 4,7% para este ano, a mesma projeção do bimestre anterior. Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na quinta-feira pelo BC, o colegiado ressalta que no cenário central com que trabalha a taxa de inflação “posiciona-se em torno da meta em 2012”, estipulada em 4,5% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

 Leia mais em:
http://www.valor.com.br/brasil/2759568/governo-reduz-projecao-do-pib-de-45-para-3-em-2012#ixzz21NO0MaCi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.