sexta-feira, 27 de julho de 2012

Notícias

Cisternas podem incrementar alimentação nas escolas rurais


Essa carência pode ser suprida com a proposta de pesquisadores da Embrapa Semiárido: instalar nas escolas cisternas voltadas exclusivamente para a produção de alimentos. Os técnicos da instituição vão estender para a área da educação rural uma experiência bem sucedida em propriedades de agricultores familiares de todo Semiárido com a captação de água de chuva.

Com uma cisterna capaz de armazenar 16 mil litros de água de chuva e a instalação de um sistema simplificado de irrigação por gotejamento, consegue-se o bastante para ter, no quintal da casa, um pomar com 36 fruteiras e ainda cultivar hortaliças.

Em Barreiros, zona rural do município de Petrolina, uma estrutura dessa fez o agricultor Alírio Gomes colher, ao longo do ano, 214 kg e 125 kg de acerola e mamão, respectivamente. Em outro trabalho feito no Campo Experimental da Caatinga, na Embrapa Semiárido, os pesquisadores registraram produção de 68 kg de pimentão, 84 kg de cenoura, 31 kg de berinjela, além de 76 pés de alface e 180 molhos de coentro.
http://www.gazzeta.com.br/cisternas-podem-incrementar-alimentacao-nas-escolas-rurais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.