domingo, 22 de julho de 2012

Notícias

Bactérias podem ajudar a recompor a mata ciliar

O uso do solo para fins agrícolas, a expansão da área urbana e a grande poluição provocada pela própria população são os principais causadores de degradações ambientais. A mata ciliar do rio São Francisco, por exemplo, é uma das vítimas de ações comprometedoras do solo e da vegetação que o margeiam.

Devido a essa problemática, o engenheiro agrônomo Rubens Carvalho, de 28 anos, mestre em Agronomia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desenvolve uma pesquisa baseada na recomposição da mata ciliar por meio de tecnologias sustentáveis.

A pesquisa, desenvolvida como dissertação de mestrado, consiste no melhoramento e crescimento da mata através da associação entre rizóbios e leguminosas. O rizóbio é um gênero de bactéria fixadora de nitrogênio que, em convivência com leguminosas, converte esse nitrogênio em amônia, que, por sua vez, anexada às plantas possibilita o bom desenvolvimento da vegetação. Esse processo, denominado Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), é uma alternativa sustentável para recuperar o solo degradado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.