sábado, 29 de outubro de 2011

Economia Solidária

Agricultores familiares aprendem técnicas de irrigação em cultivares de cebola           

Com a possibilidade de aumentar sua produção, podendo passar de 20 para 60 toneladas de cebola por hectare, agricultores familiares da comunidade do Tomé (50km de Juazeiro) participaram nesta terça-feira (25) de um dia de campo que será realizado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
O objetivo foi repassar informações técnicas sobre produção de cultivares de cebola utilizando o sistema de irrigação por gotejamento. Essa ação faz parte das atividades de assistência técnica e extensão rural da EBDA onde a empresa visa difundir, principalmente a agricultores familiares, tecnologias agroecologicamente sustentáveis.

De acordo com o engenheiro agrônomo da EBDA, George Libório, com a utilização da irrigação por gotejamento é possível minimizar a utilização da água de 5 a 7 vezes em relação ao sistema convencional de irrigação por sulcos, ainda muito utilizado por produtores no vale do São Francisco. “Com o gotejamento, a irrigação é totalmente direcionada para a raiz da planta, ou seja, proporcionando alta eficiência de irrigação com o volume ideal que a cultivar necessita e o principal, essa forma de irrigação reflete diretamente nos baixos custos da produção” comentou Libório.

Assim como em Tomé, na última semana (18), 30 famílias de agricultores de Chapadinha, em Sobradinho, participaram de um dia de campo semelhante. A expectativa é que outras unidades sejam instaladas até o final de 2012 em municípios do território que tem como característica a cultura da cebola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.