terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cooperativismo

Planejamento estratégico é tema do 25º Encontro Cooperativo promovido pela Seguros Unimed

Planejamento estratégico é tema do 25º Encontro Cooperativo promovido pela Seguros Unimed
 
Na manhã desta segunda-feira, 7/11, cooperativistas de diversos ramos estiveram reunidos no auditório do Sistema OCB-Sescoop/CE, para o 25º Encontro Cooperativo, promovido pela Seguros Unimed. Com o tema Planejamento Estratégico – etapas para a construção e apresentação de um case de sucesso, a palestra foi ministrada pela assessora de Estratégia do Sescoop Nacional, Karla Tadeu Oliveira.

A assessora iniciou sua fala lançando questionamentos aos participantes, como: por que realizar um Planejamento estratégico, e o que motiva a estruturar um, entre outros, e destacou que “é importante iniciar, mesmo que de forma simples. Demanda tempo, participação das pessoas, mas é um marco nas instituições”.

Em seguida, ela buscou conceituar o que vem a ser estratégia, como sendo um conjunto de grandes escolhas e alertou para que não se pulverize tanto para não se corra o risco de não alcançar as metas.

Depois, Karla Tadeu falou das etapas de um planejamento estratégico, como análise de ambientes externos e internos, oportunidades e ameaças, missão, visão, trazendo como exemplo prático o trabalho realizado no Sescoop. “O planejamento tenta antecipar o futuro. É necessário olhar para frente para agir no agora”, observou.

Segundo ela, é importante estar atento a alguns fatos importantes na hora de realizar o planejamento, como na observância das oportunidades, por exemplo. “Nem todas precisam ser aproveitadas. Elas têm que estar alinhadas ao objetivo da cooperativa”. A assessora destacou ainda a necessidade de se estabelecer metas e indicadores de mensuração dessas metas. “Aquilo que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”, ensinou.

Alguns fatores críticos de sucesso foram apontados como forma de garantir a aplicação do planejamento, como o papel da liderança executiva da cooperativa, que precisa se mobilizar para realizar as mudanças, traduzir a estratégia em termos operacionais para que ela chegue a todos da empresa cooperativa, monitorar e fazer da estratégia uma tarefa de todos.

Karla Tadeu enfatizou que o planejamento não pode ser estanque, que ele precisa ser revisto e reavaliado sempre e sofrer adaptações quando necessário, e citou o caso da Unimed Vitória, que realiza reuniões anuais de avaliação de seu planejamento. A cooperativa médica, após a elaboração do planejamento, tomou diversas medidas para que chegasse a todos os seus colaboradores, como a confecção de cartilhas, por exemplo.

Ao final, a assessora do Sescoop alertou para os critérios a serem observados na hora da contratação de uma empresa para a elaboração de um planejamento. “É importante conhecer o portfólio da empresa e ver seus clientes e o grau de satisfação deles, sondar a metodologia utilizada, saber que produtos vão ser gerados, e ainda sobre a transferência de tecnologias e conhecimentos gerados para a cooperativa”.

Fonte: OCB/CE em 08/11/2011

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