domingo, 6 de novembro de 2011

Cooperativismo

Cooperativa de reciclagem volta ao Butantã
 
Cooperativa de reciclagem volta ao Butantã
 
A Cooperativa Vira Lata está de volta ao  Butantã, na Zona Oeste, mas o cenário na nova sede, na Rua Nella Murari Rosa, é bem diferente da área de 10 m² onde tudo começou, no Jardim Boa Vista, em 1998.

Os materiais recicláveis coletados pelo grupo e parceiros agora são levados para a Central de Triagem do Butantã, que foi inaugurada nesta quinta (3) pelo prefeito Gilberto Kassab e vai ser gerenciada pelo grupo.

A cooperativa trabalhava  desde 2009 numa área de 800 m² no Jaraguá por falta de espaço adequado no Butantã. Agora os cerca de 60 cooperados contam com um galpão de 2 mil m² totalmente reformado e até com sala de informática. Segundo Wilson Santos Pereira, presidente da Associação Vira Lata, que apoia a cooperativa, o número de trabalhadores deve dobrar até 2012 com o novo espaço.

“(O local) permite estocagem maior e carregar três caminhões simultaneamente”, destaca. A ideia é levar para a cooperativa puxadores de carroças e desempregados.

A expectativa é também dobrar a quantidade de material separado, que atualmente é de 230 toneladas por mês. Jaci Lúcio Silva, 46 anos, que trabalha na triagem, acredita que o serviço vai ser mais rápido e organizado. Cada tipo de material será armazenado num espaço diferente. Jaci cuidará do papel branco. Apaixonada pela profissão, ela  garante que o ambiente motivará ainda mais o grupo. 

A central recebe material de três caminhões da Prefeitura que fazem coleta na região do Butantã e  de um caminhão e uma van da cooperativa, que percorrem empresas, condomínios e restaurantes. O local tem capacidade para tratar 460 toneladas de material reciclável por mês. Com investimento de R$ 1,6 milhão, é o maior equipamento do Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura. “Esta inauguração representa um avanço nas políticas públicas vinculadas às pessoas e à destinação de materiais reaproveitáveis. Nós teremos a oportunidade de criar aproximadamente 10 mil empregos nessa área até o final da nossa gestão”, destacou o prefeito.

Novas centrais

A Secretaria de Serviços mantém convênio com 21 cooperativas, incluindo uma de material eletrônico. Com renda mensal média de R$ 800, cerca de 1,2 mil cooperados estão inclusos no Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura, que atende 75 dos 96 distritos. O município pretende implantar mais quatro centrais de triagem neste ano. A próxima a ser inaugurada fica na Lapa. Até o final de 2012, devem ser 30 unidades.

Fonte: Silvério Morais - Diário de São Paulo / Foto: Vinicius Pereira/Diário SP em 04/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.