sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cooperativismo

Encontro debate o cooperativismo de crédito

Encontro debate o cooperativismo de crédito
 
O cooperativismo de crédito é uma das atividades de negócio que mais crescem no Brasil e na Região Norte. Para explicar o funcionamento e esclarecer dúvidas e as vantagens de se tornar um associado dessa modalidade de economia solidaria, a Cooperativa de Crédito dos Empresários de Manaus (Sicoob/Credempresas-AM), promove nesta quarta-feira (16) duas palestras sobre o tema, no Manaus Plaza, a partir das 19h.

O primeiro tema da noite será “Estratégia e Resultados – Como o sistema de Cooperativas de Crédito está mudando a Região Norte”, ministrada pelo empresário e presidente do Sicoob Credisul, com sede em Vilhena-RO, Ivan Capra.

Em seguida a palestra e lançamento do livro “A estratégia por trás do Balanced Scorecard: Como Mudar a cultura organizacional com foco em resultados”, ministrada pelo economista Rodrigo M. Carpina, integrante do Grupo de Pesquisa ENERGIA Renovável (GPRS/UNIR).

O presidente do sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães, adianta que o cooperativismo de crédito é uma das atividades da economia solidária que mais crescem no Amazonas. Atualmente existe seis funcionando em Manaus e a expectativa de surgimento de outras, a partir na necessidade que as empresas e profissionais têm de serviços bancários e obtenção de créditos com taxas mais justas.

Essa necessidade tem levado profissionais de determinados segmentos da economia a se organizarem em cooperativas para combater as relações desiguais de trocas e de financiamento nas atividades rurais e urbanas e, principalmente, para a concessão de crédito mais compatível com a realidade dos trabalhadores dessas áreas. O Sicoob tem demonstrado esse compromisso, assegurando ao associado e à sua comunidade, através da cooperação, soluções financeiras e de serviços alinhados ao desenvolvimento econômico. “O Grande desafio é contribuir para o desenvolvimento social sem perder o foco nas oportunidades empresariais. Cooperativismo não é filantropia é negócio, mas com responsabilidade social e a visão participativa para fazer hoje o que ficará para as gerações futuras”.

O presidente explica ainda que a Cooperativa de Crédito dos Empresários de Manaus é uma instituição financeira pertencente ao Sistema Financeiro Nacional e controlado pelo Banco Central. É de propriedade coletiva, democraticamente administrada e tem como dirigentes pessoas do seu quadro social. E é através do BANCOOB que a Cooperativa de Crédito dos Empresários de Manaus – SICOOB CREDEMPRESAS/AM possui, sobretudo, autonomia operacional, custos mais baixos e melhores serviços. No entanto, ressalta que a instituição não é e não deseja ser banco. Ao contrário, faz questão de ser cooperativa, para que não perca esse importante diferencial. “A missão é garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para colaboradores e cooperados”.

Ao definir o funcionamento da atividade, Magalhães enumera que as cooperativas de crédito prestam assistência financeira nas modalidades de depósito, empréstimos, aplicações, caderneta de poupança e na prestação de serviços de transferências, cobranças e ordens de pagamento, assessoria jurídica, compras em comum, intercâmbios para qualidade e treinamento profissional, além de ações de interesse da comunidade.

Fonte: OCB/AM - Foto: Priscilla Torres/Coopcom em 17/11/2011
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.