sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cooperativismo

Cooperativa agrícola formada por estudantes destaca produção de qualidade

Cooperativa agrícola formada por estudantes destaca produção de qualidade
 
Frutas, hortaliças, ovos, queijos, iogurtes e manteiga, esses são alguns dos produtos que a Cooperativa Escola Agrotécnica de Satuba (Coetagri), instalada no município de Satuba/AL, comercializa na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), campus Satuba. E o diferencial está na qualidade do cultivo e fabricação. Todos os produtos são originários das aulas práticas do dia-dia da instituição, ou seja, possuem acompanhamento técnico.

Formada por alunos da instituição, a cooperativa difundi os princípios do modelo econômico gerando responsabilidade e aprendizado. A coordenadora da Coetagri, Uiliane Faustino, contou que 10% dos rendimentos da comercialização desses produtos voltam à cooperativa por meio de palestras, cursos e programas sociais. “Todos os alunos do Campus Satuba são cooperados. A cooperativa é um trabalho voluntário, bastante organizado, no qual os alunos saem com a carga de conhecimento e valores cooperativistas”, destacou.

O presidente da Coetagri, Hudson Batista, frisou que tudo que é produzido na escola segue os requisitos técnicos do mercado e que o cooperativismo ajuda bastante no trabalho coletivo. “Trabalhamos com o Programa Jovens Lideranças Cooperativistas, promovido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL), que nos dar um conhecimento sobre o bem estar social, como trabalhar em equipe, o que facilita a produção”, contou.

A cooperativa, que existe há mais de 30 anos, fica aberta ao público, e o melhor com preços sempre abaixo do mercado, com um produto correto e de qualidade. “Nossos principais clientes são os próprios alunos, funcionários do campus e alguns moradores do município. Para mostrar que os valores são bastante atrativos a bandeja de ovos com 30 unidades sai por R$ 4,50 e o quilo do queijo coalho por R$ 8,00. Muito barato”, anunciou Hudson Batista. 

Fonte: Portal Primeira Edição em 16/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.