domingo, 13 de novembro de 2011

Cooperativismo

Copai busca integrar professores ao seu quadro social
 
Copai busca integrar professores ao seu quadro social
 
Constituída há 23 anos em Inhumas, cidade a 35 quilômetros da capital, a Cooperativa Educacional de Pais de Inhumas (Copai) busca uma nova fase em seu trabalho educacional e quer integrar seus 28 professores contratados à sua base de cooperados. “Esta é uma das nossas metas, junto com outro desafio, que é o de enxugar nosso quadro de cooperados que está desatualizado desde a constituição da cooperativa, em 1989”, comentou Paulo Roberto Pereira de Souza, um dos primeiros cooperados que voltou à direção da cooperativa. Ele esteve hoje pela manhã na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO onde recebeu do presidente Haroldo Max de Sousa o certificado de registro da cooperativa na OCB-GO. D os atuais 600 cooperados inscritos, diz o presidente, o recadastramento do quadro social deve conservar cerca de 80 pais de alunos. A Copai mantém o Colégio Zênite, uma das principais escolas da rede privada de Inhumas, que possui 160 alunos distribuídos entre o ensino fundamental e médio.

“Nossa capacidade atual pode chegar a 220 alunos e vamos buscar esse contingente mantendo nosso estatuto aberto a matrículas de alunos cujos pais não sejam cooperados”, informa Souza. A abertura a pais não cooperados se deu em virtude do aumento da concorrência na área educacional da cidade. “Não queremos ser grandes, queremos manter nosso foco no ensino de qualidade. E a integração de nossos professores é um primeiro passo importante nesse sentido”, diz o presidente Souza. A Copai procurar manter o limite de 35 alunos por classe, o que ajuda a garantir a qualidade. Segundo o presidente, outra iniciativa nesse aspecto é o investimento das sobras anuais da cooperativa , que são realocados na própria infraestrutura da escola para possibilitar, por exemplo, o incremento de aulas extracurriculares com atividades artísticas e esportivas. Segundo a diretora da escola, Marise do Carmo Nascimento Lino, as aulas são ministradas com livros didáticos “baseados na ciência pedagógica moderna, primando pela humanização crescente do jovem e sua vivência em sociedade”.

Fonte: OCB/GO em 10/11/2011

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