domingo, 13 de novembro de 2011

Notícias

Trabalhadores da Hortifruticultura vão discutir campanha salarial
Durante um Seminário, de 16 a 18 de novembro, será planejada a 18ª Campanha Salarial Unificada da Hortifruticultura Irrigada do Vale São Francisco. A Pauta de Reivindicações da categoria também será preparada durante o evento. Estão sendo aguardados cerca de 150 dirigentes e delegados/as de base de nove Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), sendo quatro de Pernambuco (Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Belém do São Francisco) e cinco da Bahia (Abaré, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Sento Sé). A iniciativa é dos STTRs, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), da Federação da Bahia e da Contag.

A hortifruticultura do Vale do São Francisco de Pernambuco e Bahia conta com cerca de 150 mil trabalhadores. Entre os principais problemas da categoria estão o contrato de safra, já que as empresas têm reduzido o período da contratação e, somente este ano, foi garantido o contrato mínimo por 30 dias; a ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); e os problemas de saúde do trabalhador, principalmente das mulheres, pois há um alto nível de aplicação de agrotóxicos.

O Seminário de Planejamento da 18ª Campanha Salarial Unificada da Hortifruticultura Irrigada do Vale São Francisco terá sua abertura no dia 16 de novembro, às 19h, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juazeiro-BA. Nos outros dois dias, as atividades acontecerão no Centro João Gilberto, também no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.