sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Notícias

Congresso de Apicultura do Nordeste acontecerá em dezembro

Congresso de Apicultura do Nordeste acontecerá em dezembro
 
Nos dias 01 e 02 de dezembro, Teresina será sede do maior evento de apicultura do Nordeste. A Federação Apícola do Estado do Piauí, Feapi, juntamente com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; Governo do Estado e União Nordestina de Apicultura, Unamel; realizará a segunda edição do Congresso de Apicultura e Meliponicultura do Nordeste, na capital piauiense.

“O congresso será uma oportunidade para disseminar experiências na área de produção, assistência técnica e inovação tecnológica entre os apicultores do Nordeste. A ideia é fazer com que esses produtores possam ampliar conhecimentos e aplicá-los em suas atividades, o que contribuirá para o desenvolvimento da apicultura na região”, explica o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Este ano, o congresso terá como tema Mudanças Climáticas e a Criação de Abelhas e acontecerá no espaço da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi. Serão dois dias de evento, nos quais os apicultores farão debates e discussões estratégicas para o fortalecimento dos setores apícola e meliponícola, com base em conceitos de preservação ambiental, organização social, gestão e mercado.

“O objetivo do congresso é divulgar a apicultura e traçar estratégias para a sustentabilidade e competitividade do setor no país. O Nordeste atualmente é uma das maiores regiões produtoras de mel do Brasil. Nosso Estado é referência nacional em produção e exportação de mel e durante o evento iremos disseminar as boas experiências do Piauí no setor apícola”, explica o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

Palestras, mini-cursos, conferências, oficinas, rodadas de negócios e painéis temáticos farão parte da programação do congresso. Também serão promovidas visitas técnicas à Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro, Casa Apis, em Picos; e à Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes, Comapi.

Paralelo ao congresso, será realizada a II Feira da Cadeia Apícola, um espaço para apresentação de novidades relacionadas aos cenários apícolas e meliponícolas, no que se refere a equipamentos e produtos. No local também terá apresentação de projetos e ações voltados para o setor. A exposição terá a participação de instituições públicas e de empresas privadas.

O II Congresso de Apicultura e Meliponicultura conta com apoio da Confederação Brasileira de Apicultura, CBA; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa; Banco do Nordeste, Banco do Brasil; Fundação Banco do Brasil, Companhia Nacional de Abastecimento, Conab; Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba; Universidade Federal do Piauí, UFPI; e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Ifpi.

Fonte: Portal 180 Graus em 17/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.