quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cooperativismo

Energia renovável é solução para irrigação, afirma cooperativa               
 
Energia renovável é solução para irrigação, afirma cooperativaO investimento em energia solar e eólica para irrigação é a solução apontada pela Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio) para tornar viável a lavoura mesmo nos períodos de seca. Com o investimento em quatro placas solares, ao custo de cerca de R$ 7 mil, seria possível gerar energia para até 5 hectares de plantações de milho ou soja, exemplifica o presidente da Cooplantio, Daltro Benvenuti, em entrevista coletiva de lançamento do 27º seminário da Cooplantio, que será realizado na próxima semana em Gramado, no Rio Grande do Sul.

"Muitos produtores já tiveram sistemas de irrigação, mas guardaram as estruturas porque estava chovendo o bastante", diz. Segundo Benvenuti, dois consultores farão o projeto de irrigação com energia solar e eólica. Com o estudo pronto, a ideia é encaminhar ao governo pedido de linhas de financiamento para a instalação do sistema.

"Com a energia renovável, o produtor terá apenas o custo de instalação, diferente do que é hoje, que a irrigação exige custos com energia elétrica ou diesel", argumenta, complementando que nos períodos em que o sistema não for utilizado para irrigação, a energia poderá ter outras aplicações, até mesmo a venda para o governo.

No entanto, a entidade ainda não projeta qual deve ser o ganho de produtividade das lavouras. "O produtor precisa se prevenir contra a seca", complementa.

O seminário da Cooplantio será realizado de 11 a 13 de junho e terá como temas o planejamento da lavoura para a próxima safra, clima e gestão da lavoura. O plantio direto é uma técnica de cultivo sem preparo físico do solo, mantendo a palha da cultura anterior na superfície, preservando a terra e o meio ambiente.
Fonte: Agencia Estado em 05/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.