terça-feira, 5 de junho de 2012

Cooperativismo

Unimed é a maior experiência cooperativista na área da saúde do mundo
 
Unimed é a maior experiência cooperativista na área da saúde do mundoAlém de ser a maior rede de assistência médica do Brasil, o Sistema Unimed também é a maior experiência cooperativista, na área de saúde, em todo o mundo. Ele responde por 38% de participação no mercado nacional de planos de saúde, atendendo 18 milhões de clientes. Ao todo, são 370 cooperativas médicas, com abrangência em 83% do território nacional, nas quais 110 mil médicos cooperados desenvolvem suas atividades.

Mas você sabe o que é Cooperativismo? O nome origina-se da palavra cooperação. É uma doutrina cultural e socioeconômica, fundamentada na liberdade humana e nos princípios cooperativos. A cultura cooperativista busca desenvolver a capacidade intelectual das pessoas de forma criativa, inteligente, justa e harmônica, visando a sua melhoria contínua. Os seus princípios buscam, pelo resultado econômico e o desenvolvimento social, ou seja, a melhoria da qualidade de vida.

As cooperativas são empresas a serviço de seus membros, mas que extrapolam o conceito empresarial comum. Além de donos, seus associados são também clientes, permitindo que os resultados possam ser econômicos, sociais e educacionais, agregando qualidade de vida, renda, entre outros de acordo com os segmentos da mesma.

O cooperativismo está fundamentado em sete princípios, a partir dos quais leva seus valores à prática. São eles: adesão voluntária; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade.

Nos últimos anos, o sistema cooperativo tem se mostrado como uma organização de trabalho viável e promissora para uma distribuição de renda mais justa e para o desenvolvimento do país, considerado uma forma democrática para a solução de nossos problemas socioeconômicos.

DIFERENCIAS


Assim, seguindo os princípios do Cooperativismo são valores da marca Unimed: liberdade, simplicidade, relacionamento, diversidade, responsabilidade e cooperação.

Tudo isso expressados pelo desenvolvimento de produtos que dão acesso a uma parcela cada vez maior da população aos planos de saúde; pela promoção de ações sociais que melhoram as condições de vida das comunidades onde as cooperativas médicas estão inseridas; pelas iniciativas de promoção e prevenção em saúde e valorização do trabalho médico; e também pela adequação do modelo de negócio e defesa do funcionamento da saúde supletiva.

Por tudo isso, o Sistema Unimed se destaca dos demais concorrentes por seguir os princípios da participação democrática, solidariedade, independência, equilíbrio e autonomia financeira.

E toda a história do Sistema Unimed foi iniciada na cidade de Santos, em 1967, quando um grupo de médicos se juntou para ir de encontro à medicina mercantilista, que visava apenas o lucro e explorava o profissional médico.

Na Paraíba, a maior experiência de cooperativismo médico é a Unimed João Pessoa, que há mais de quatro décadas, segue os ideais cooperativistas iniciados por seu fundador, o médico Alberto Urquiza Wanderley, que em 16 de dezembro de 1971, ao lado de um grupo de 106 médicos, iniciaram a Cooperativa com a finalidade de garantir uma assistência de qualidade à população e proporcionar trabalho digno para a categoria.

De lá para cá, a empresa cresceu, conquistou o primeiro lugar no mercado de planos de saúde da Paraíba. Hoje, a Cooperativa oferece a mais completa rede de assistência médico- hospitalar. Atualmente, conta com mais de 1,5 mil cooperados, nas mais diversas especialidades médicas. Tudo para garantir uma assistência de qualidade e a satisfação dos seus cerca de 130 mil clientes.

HISTÓRIA DO COOPERATIVISMO


A história do Cooperativismo surgiu no século XVIII, após a Revolução Industrial, na Inglaterra. Um grupo de 28 operários da cidade de Rochdale, na região de Manchester, em sua maioria tecelões, se uniu para superar as dificuldades e buscar uma forma de organização mais justa e democrática.

Em 1844, nascia a primeira cooperativa moderna, a Sociedade dos Probos de Rochdale, pertencente ao Ramo Consumo, e, com ela, o movimento cooperativista começava a ganhar espaço no mundo. Em 1848, já eram 140 membros e, 12 anos depois, chegou a 3.450 associados com um capital de 152 mil libras.

Hoje, o Sistema Cooperativo reúne 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países do mundo. Ele responde pela geração de mais de 100 milhões de empregos e está presente nos cinco continentes. Em 2010, as 300 maiores cooperativas do mundo tiveram uma movimentação econômico-financeira de US$ 1,6 trilhão.

ALIANÇA COOPERATIVA

As cooperativistas são representados mundialmente pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), uma instituição independente e não governamental. Atualmente com sede em Genebra, a ACI foi fundada em Londres, em 1895, e seus integrantes são organizações de cooperativas atuantes em diversos setores econômicos.

No Brasil, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), existem atualmente 7.682 cooperativas, sete milhões de cooperados e 255 mil funcionários a disposição do cooperativismo.

Um dos símbolos do Cooperativismo é o pinheiro, pois unidos eles são mais resistentes e ressaltam a força e a capacidade de expansão.

ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS

A Assembléia Geral da ONU declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico e reconhecendo seu trabalho para a redução da pobreza, geração de emprego e integração social, onde oferecem um modelo de negócio que contribui para o desenvolvimento dos cooperados e comunidades onde atuam.

Os objetivos do Ano Internacional das Cooperativas são: aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico e para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), promover a formação e o crescimento das cooperativas; e incentivar os governos a estabelecer políticas, leis e regulamentos propícios para a formação, crescimento e estabilidade das cooperativas.

Fonte: Unimed em 04/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.