terça-feira, 3 de julho de 2012

Cooperativismo

Cooperativismo teve espaço na Rio+20

Durante a Rio+20, dois eventos focados em cooperativismo tiveram destaque.

No dia 21 de junho, às 19h, os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e da Secretária-Geral da Presidência, Gilberto de Carvalho, assim como o embaixador especial da FAO para o cooperativismo, Roberto Rodrigues, participaram de painel sobre cooperativismo e sustentabilidade, no Parque dos Atletas.

Na ocasião, o Mapa lançou um selo em homenagem ao cooperativismo. Ao todo, serão produzidos 40 mil selos pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Esta é uma das ações da pasta relativas às comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O outro evento aconteceu no dia 16 de junho,quando a OCB Nacional e o Sistema OCB/Sescoop-RJ promoveram no espaço Agro Brasil, no Píer Mauá, o Dia do Cooperativismo, com o debate de assuntos focados em políticas públicas e inclusão social, sociedade e agricultura, práticas agrícolas e tecnologias sustentáveis, produção de alimentos, segurança alimentar, meio ambiente e reciclagem.

Fizeram parte da mesa principal o presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas; o presidente da OCB/RJ, Marcos Diaz; a diretora de negócios da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Betsy Dribben; o vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Carlos Rivacci Sperotto; o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes; e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Erikson Camargo Chandoha.

Após os pronunciamentos dos componentes da mesa principal, foram realizadas palestras.

A primeira foi sobre a temática Cooperativismo e Sustentabilidade Agropecuária, ministrada pelo chefe de Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DEPDAG MAPA/RJ), Celso Merola Junguer, ocasião em que o fiscal federal agropecuário do DEPDAG, Carlos Alberto Rocha, destacou o programa do Plano ABC.

Em seguida, o tema abordado foi Agricultura Familiar Contemporânea e seus Desafios e Segurança Alimentar Nutricional na Agricultura. A palestra foi ministrada pelo secretário executivo de segurança alimentar nutricional, Francisco Guimarães, que comentou que a questão norteadora da agropecuária na agricultura familiar está focada no cooperativismo, sendo essencial em todos os aspectos.

O deputado federal Edson Santos, que compôs a mesa na parte da tarde, informou que se deve estabelecer uma relação de troca com países que possuem uma noção sobre o cooperativismo. Assim, é possível ampliar a área e a troca de experiências em todos os ramos cooperativos. São elementos fundamentais para que se possa contribuir com a Rio+20 para um mundo melhor, disse.

O superintendente técnico do Sescoop/RJ, Jorge Barros, ministrou palestra sobre Agricultura Familiar e Economia Verde na Produção do Cooperativismo Fluminense, considerou o evento gratificante para todas as cooperativas. Em sua apresentação, Barros frisou a importância do cooperativismo no processo de sustentabilidade socioeconômica e ambiental, propiciando novas oportunidades para todos que se dedicam à agricultura familiar de forma consciente e cooperativa, frisando que o Sescoop/RJ está de portas abertas para auxiliar em cada passo que esses grupos necessitam para crescer de maneira totalmente sustentável.

A segunda etapa do evento contou com os painéis Cooperativismo e Certificação Ferramentas para a Agroindústria Sustentável, apresentado pelo tecnologista e engenheiro químico do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ronaldo Rodrigues de Sousa, e Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, com o fiscal federal agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura (SFA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ronaldo Gil Pereira.

Foram apresentadas ainda as palestras Quilombos e Comunidades Tradicionais: uma Reflexão do Processo Histórico, com o historiador Emanoel Campos Filho, e Cooperativas Orgânicas e Agroecológicas: Sustentabilidade Agrícola e Social, com professora Sylvia Wachsner, da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

Encerrando o encontro, esteve presente a Cooperativa de Médicos Veterinários do Rio de Janeiro (Unimev Rio), apresentando um case de sucesso com o médico veterinário e cooperado Márcio Machado Carneiro, mostrando o trabalho realizado em aproximadamente 70 lojas. Devido a isso, a importância de ter a necessidade de um Termo de Segurança Alimentar.

Ao final do evento, ocorreu o lançamento do livro Cooperativismo Contemporâneo, do cientista social Júlio Aurélio Vianna Lopes, publicado pelo Sescoop/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.