terça-feira, 3 de julho de 2012

Cooperativismo

Assembleia Legislativa promove audiência pública sobre cooperativismo
 
Assembleia Legislativa promove audiência pública sobre cooperativismoA Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do Parlamento gaúcho debateu no dia 29 de junho, em audiência pública, “A importância do Cooperativismo no Desenvolvimento do RS”, em palestra proferida pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius. O evento ocorreu no plenário da ACINP, durante a Piá Rural Show, em Nova Petrópolis, e foi coordenado pelo deputado Heitor Schuch (PSB). O parlamentar aproveitou para informar que no dia 04 de julho a Assembleia Legislativa realizará uma sessão solene em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas, e convidou os presentes a participarem da solenidade.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop, Vergilio Perius, fez uma breve apresentação sobre o tema e informou que no dia 4 de julho, além da sessão solene na Assembleia, estão programadas diversas atividades. Às 12 horas, o cooperativismo será pauta da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Às 17h30, no Palácio Piratini, ocorre a assinatura de cinco decretos voltados para o setor. O presidente da Ocergs também apresentou dados mostrando a relação entre o número de cooperativas de uma região e seus índices de desenvolvimento humano. Segundo ele, quanto maior o número de cooperativas, maior o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os benefícios do sistema de cooperativas também se refletem, segundo ele, nos salários dos empregados: enquanto o salário médio dos empregados de cooperativas foi de R$ 1.728,76 em 2011, no setor privado o valor foi de R$ 1.363,98, isto é, os primeiros recebem 26,7% a mais.

Antes da apresentação, manifestaram-se também o presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, proponente do debate na Rural Show e para quem as cooperativas estão diretamente integradas na agricultura familiar no país, envolvendo 20 milhões de brasileiros; e o prefeito de Nova Petrópolis, Luiz Schenkel, que destacou o trabalho desenvolvido pela cooperativa Piá e o empenho do deputado Schuch em defesa dos pequenos agricultores.

Representando a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Gervásio Plucinski disse que o objetivo do governo é fortalecer o que já existe no setor e citou uma série de programas e leis envolvendo tributos e incentivos prestes a serem lançados. Pronunciaram-se ainda o vice-presidente do Sicredi, Gerson Seefeld, que mencionou as ações da entidade voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e destacou a importância das parcerias; Valdir Zonin, da Emater; e o presidente da Fetag, Elton Weber.
Fonte: Ocergs em 03/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.