terça-feira, 3 de julho de 2012

Economia Solidária

Projeto com catadores de lixo ajuda a frear a poluição no País
 
Projeto com catadores de lixo ajuda a frear a poluição no PaísCom o objetivo de contribuir para a conservação do meio ambiente e melhorar a qualidade da água, um programa social promove a reciclagem dos resíduos urbanos e combate as difíceis condições de vida dos catadores de lixo no Sul do Brasil.

Batizado de "Coleta Solidária", o projeto faz parte de um programa que há nove anos é executado pela hidrelétrica de Itaipu. A meta é diminuir o impacto nocivo do ser humano na bacia do rio Paraná, fronteira natural entre Paraguai e Brasil.

A iniciativa tem a função de afastar da exclusão social quem vive no limite da marginalidade e também contribuir para a reciclagem dos resíduos urbanos para evitar que substâncias poluentes vazem para a água, que constitui a fonte energética da represa de Itaipu.

O projeto, que atualmente beneficia cerca de 2,5 mil pessoas, prevê a organização dos catadores sob a fórmula de associações ou cooperativas para ganhar mais força e obter melhores condições de trabalho. Uma das ideias é construir espaços com balanças, prensas e maquinaria para separar o lixo e transportá-lo. Além disso, há cursos de formação e também entrega de uniformes de trabalho e carros para que os catadores recolham o lixo.

Uma das unidades se encontra no município de São Miguel de Iguaçu, no Paraná, com 34 catadores, a maioria mulheres. O presidente da cooperativa, José Feijoo, explica que nesse armazém se processa, diariamente, pouco mais de 1 t de lixo. Desde que foram organizados como grupo, ele garante que as coisas melhoraram, tanto pelos lucros que recebem, quanto pelas condições nas quais desenvolvem seu trabalho.

Mesmo assim, os membros da cooperativa ainda pleiteiam mais equipamentos de trabalho e melhores salários.

Fonte: Terra em 03/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.