terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cooperativismo

Projeto educacional conduzido pela Coopercitrus e Basf beneficia sete mil alunos de Bebedouro


Projeto educacional conduzido pela Coopercitrus e Basf beneficia sete mil alunos de Bebedouro
 
 
Mais de sete mil alunos e 84 educadores do município de Bebedouro, SP, vão participar da segunda etapa do projeto educacional Atlas Ambiental, uma iniciativa da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF em parceria com a Coopercitrus(Cooperativa de Produtores Rurais), gestão estratégica e implementação da Fundação Espaço ECO (FEE) e apoio da Credicitrus e Fundo de Investimento Social e Cultural Coopercitrus Credicitrus (FISC).

A reedição do material do projeto foi apresentada no dia 05 de outubro, na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB), com a presença de mais de 100 pessoas, entre diretores e gerentes das empresas parceiras, autoridades, cooperados, conselheiros, além dos diretores, coordenadores, professores e alunos das escolas municipais envolvidas no projeto. Os professores já estão sendo capacitados, e o projeto acontecerá durante todo o período letivo de 2012.

Nesta fase do projeto, crianças e professores terão como apoio um material didático totalmente atualizado e ampliado. Novas imagens de satélite, dados atualizados e a localização das 21 instituições participantes do programa são as principais novidades do Atlas Ambiental.

Durante a solenidade de lançamento, o diretor vice-presidente da Coopercitrus, João Pedro Matta, falou sobre o envolvimento da Cooperativa com o projeto educacional. “Para nós é muito bom estarmos outra vez reunidos para dar um passo a mais neste trabalho de educação local, que lançamos em 2008 como uma ferramenta completamente inovadora: o Atlas Ambiental. Agora, estamos reunidos para apresentar este material reformulado, que foi bem aceito pelos educadores e que terá continuidade. Quando pensamos em educação ambiental, temos que pensar a longo prazo porque vai preparar a criança desde a escola para criar uma consciência ecológica. Quando temos consciência do que fazemos, o resultado é muito melhor e nada mais sensato do que incutir isto nas crianças”. 

O projeto foi implantado pioneiramente em Bebedouro há três anos. Desde então, cerca de sete mil alunos de 15 escolas da rede pública de ensino participaram do programa educacional. Com informações que fazem parte do universo da criança, o Atlas Ambiental serve como referência para que alunos do ensino fundamental aprendam geografia, história e ainda possam explorar conceitos como sustentabilidade e cidadania.

Brasilino Alves Garcia Neto, gerente de Distribuição da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil, acrescentou: “O material traz dados regionalizados sobre a cultura, história e economia da região de Bebedouro. Essa proximidade com a realidade da comunidade local torna o material uma ferramenta fundamental para a promoção da educação no município”.

Para os professores, o programa de capacitação prevê uma versão exclusiva do Atlas com textos, imagens e sugestões de atividades para auxiliá-los no planejamento das aulas. Os profissionais são acompanhados pelo mesmo formador responsável pelo município. Nesta etapa do projeto, o objetivo é consolidar procedimentos e teorias relacionadas à temática ambiental por meio de exposições e de oficinas nos encontros presenciais, procurando potencializar o uso do Atlas em sala de aula. Os educadores participarão de mais três encontros de formação presenciais e ainda terão o acompanhamento à distância.

Esse trabalho é realizado a partir da criação de um Grupo Virtual, no qual todos os participantes são inscritos e convidados a participar relatando experiências, sugerindo atividades, tirando dúvidas (teóricas, conceituais ou procedimentais), postando registros (fotográficos, vídeográficos, escritos etc.) e, principalmente, trocando impressões sobre o trabalho com a temática da Educação Ambiental em sala de aula, a partir do Atlas Ambiental. Para o conteúdo pedagógico da obra, foram entrevistados especialistas de conceituadas instituições de ensino do País.

O Atlas Ambiental integra o Programa Mata Viva de Educação e Adequação Ambiental que nasceu há 26 anos, quando a BASF iniciou a restauração de 128 hectares de Mata Atlântica em um trecho de quatro quilômetros da margem direita do Rio Paraíba do Sul, na fábrica da empresa, em Guaratinguetá (SP). A partir de 2005, com a criação da Fundação Espaço ECO, o Programa Mata Viva foi ampliado e começou a beneficiar diretamente agricultores e comunidades agrícolas. A partir desse Programa também surgiram iniciativas como o Teatro Itinerante Mata Viva.

Responsabilidade social e ambiental

Após a apresentação da 2ª edição do Atlas Ambiental, Bebedouro, SP, Brasil, os convidados conferiram a performance musical do Grupo Bate Lata, um projeto composto por crianças e adolescentes da escola municipal João Pereira Pinho. Para finalizar, o diretor vice-presidente da Coopercitrus, João Pedro Matta, o prefeito de Bebedouro, João Batista Bianchini, o gerente regional da Basf, Brasilino Garcia, o consultor de contas especiais da Basf, Alessandro Costa e os alunos da escola Yolanda Carolina Giglio Vilella, Maria Eduarda Teodoro Lopes e Victor Claro, plantaram árvores para selar a cerimônia.

Fonte: Natália Canevazzi, da Coopercitrus em 11/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.