sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cooperativismo

Encontro reúne professores do Programa Cooperjovem
 
Encontro reúne professores do Programa Cooperjovem 
 
Nos dias 06/10 e 07/10, os professores do Programa Cooperjovem participaram de um encontro em Pesqueira/PE, que reuniu 120 participantes. Sob o tema: Cooperar para educar - repensando o papel do professor, os docentes discutiram pontos importantes do pensar educacional, preparando e apresentando trabalhos sobre a importância de se adotar diferentes linhas de pensamento na educação voltada para o cooperativismo. Eles produziram trabalhos em grupo e individuais, demonstrando as habilidades de desenho, de pintura, composição literária, canto, dentre outras, ao lado de exposições teóricas e exposições práticas.

No segundo dia, após a realização dos trabalhos em grupo, os professores assistiram à explanação do deputado federal Paulo Rubem, que é titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal e da Comissão que analisa o Plano Nacional de Educação. Na oportunidade, o deputado falou dos desafios existentes no âmbito da educação e frisou a relevância de eventos como o encontro: "Esse encontro é muito importante por duas razões: por trabalhar com o educador, o que reflete na formação dos educandos, e também por colocar como ponto de partida a experiência econômica do cooperativismo, que tem por trás de si a cooperação, a solidariedade, a construção coletiva", afirmou.

Foram realizadas no evento quatro palestras com Hamilton Werneck, professor e conferencista responsável pela moderação dos trabalhos em grupo:  Aula Cooperativa, Leitura Cooperativa, Avaliação Cooperativa e Realizando-se como Professor. “O evento foi gerado de cooperação contínua, o tempo todo, mesmo durante as palestras, e nos trabalhos de grupos que foram apresentados”, afirma Werneck, que focou em vários momentos a importância de se trabalhar com projetos: “Quando você trabalha com esse recurso, cada disciplina passa a ser um auxílio, passa a ser um recurso imediato para o projeto. E o professor passa a ser aquele elemento consultado para solucionar problemas que os projetos possam ter. O projeto toma a posição de gerador do processo. Na escola de hoje, a disciplina está no centro do processo e o projeto não existe. O aluno não consegue concretizar aquilo que ele aprendeu. Isso é muito desanimador para uma geração que é agitada, que é criativa e que exige rapidez na aplicabilidade de tudo que ela aprende”, concluiu.

O evento teve uma carga horária de 16 horas e reuniu professores dos seis municípios parceiros do Programa: Afogados da Ingazeira, Ingazeira, São José do Egito, Santa Cruz do Capibaribe, Jatobá e Pesqueira. Na oportunidade os professores receberam como material de apoio o livro Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo, do próprio palestrante. O Programa Cooperjovem conta com 350 professores parceiros em  28 escolas da rede pública do Estado e atende a cerca de 12.000 alunos no Estado.

Fonte: OCB-PE em 14/10/2011
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=15830

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