sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Economia Solidária

Buscador Solidarius: mapeamento e divulgação de produtos e serviços da economia solidária
Buscador Solidarius: mapeamento e divulgação de produtos e serviços da economia solidária 
 
Com grande alegria informo que já está disponível a versão atualizada do Buscador Solidarius para mapeamento e divulgação de empreendimentos, produtos e serviços de economia popular e solidária. Esta versão traz novas funcionalidades para facilitar a organização de redes de economia solidária

Ao realizar-se uma pesquisa geral, o Buscador Solidarius cruza todos os dados de produtos, insumos e resíduos de até quatro mil empreendimentos por vez e apresenta sugestões de conexão de rede entre eles, listando por ordem de conexões possíveis os itens que são mais produzidos, demandados e descartados no território ou na rede pesquisada - seja para compras e contratações solidárias, seja para comercialização e logística solidária, seja para remontagem de cadeias produtivas ou para organização de intercâmbios solidários entre as iniciativas.

Ao clicar sobre uma das sugestões apresentadas, ela é desdobrada em nova busca por cadeia produtiva informando todos os empreendimentos que oferecem, demandam, consomem ou descartam aquele item, no âmbito da rede colaborativa ou do nível territorial pesquisado.

A pesquisa pode ser filtrada tanto por quem valida a informação (por exemplo, SIES, Fair Trade Federation, etc), como também pelas redes das quais a iniciativa faça parte, ou ainda pelo nível territorial desejado (que vai de um país a um bairro) bem como pelo ano de publicação da informação.

Assim cada qual pode filtrar os resultados considerando os critérios que considerar melhor e inclusive cruzar informações de mapeamentos diversos, realizados por atores governamentais ou não-governamentais em períodos diversos.

Outra ferramenta permite gerar projeções de demanda de consumo final para famílias por estados, municípios, regiões e Territórios da Cidadania.

Nesta ferramenta de cadeias logísticas, fazendo apenas a consulta geral para um determinado território, tem-se a lista completa de consumo mensal das famílias, ajustadas com meta-dados gerados pelo Solidarius a partir de dados do IBGE. Se algum produto for indicado, é gerada a demanda existente no âmbito pesquisado e igualmente todos os empreendimentos mapeados que produzem, consomem ou descartam aquele item. A projeção tanto pode ser feita por volumes consumidos quanto por valores gastos nesse consumo.

Outra ferramenta de busca permite encontrar planos de viabilidade de empreendimentos elaborados com a ferramenta de projetos do Solidarius e que tenham sido disponbilizados pelos usuários no Banco de Projetos.

Uma vez encontrado o projeto, você pode clicar sobre ele para copiá-lo para a sua área reservada e então abri-lo para edição, podendo ajustá-lo conforme sua necessidade.

Algumas Dicas de uso

Organização de Redes

Inclua no Buscador Solidarius os dados de cada empreendimento da rede. No campo rede, indique um código para ela. Informe esse mesmo código em todos os empreendimentos incluídos. Ao fazer a busca, use o código da rede como chave de pesquisa no campo rede. Serão sugeridas conexões apenas para os empreendimentos da rede pesquisada. Cada empreendimento pode incluir e atualizar seus dados a seu próprio tempo, ou uma pessoa pode incluir os dados para todos eles. Como for melhor para a rede.
Organização de Feiras.

Inclua no Buscador Solidarius os dados de cada feirante, informando seus produtos, insumos necessários para produzir e resíduos descartados. No campo rede, indique um código para a feira. Proceda do modo já informado no item anterior para realizar o diagnóstico de conexões de rede entre os feirantes. E durante a feira, com esse diagnóstico, é muito interessante fazer reuniões com os participantes que compram um mesmo insumo, que vendem os mesmos produtos ou que podem comprar ou fornecer entre si. Assim, de um dia de feira pode nascer uma rede para toda a vida.

Grupos de Trocas

O Buscador Solidarius tem agora uma ferramenta específica para grupos de trocas. Basta incluir os dados de cada participante, suas ofertas, demandas e descartes de resíduos. E informar o grupo de trocas ou as redes de que ele faça parte. Você pode usar tanto o nome da moeda social quanto do grupo como chave de identificação no campo rede. Se o participante está inserido em mais de um grupo ou rede, pode-se incluir os vários grupos e redes separando-os com ponto e vírgula.

Quando você fizer o diagnóstico de cadeia produtiva, apenas indique o nome da moeda social, do grupo ou da rede como chave de pesquisa no campo rede. O resultado será não apenas um catálogo com todas as ofertas, demandas e resíduos descartados pelo grupo, mas também um elenco de sugestões de conexões de rede entre os participantes. Se nenhuma chave for incluída, mas apenas for indicado como setor "Trocas", serão analisados em conjunto todos os dados dos grupos de trocas existentes na base de dados do Solidarius. A pesquisa também pode ser filtrada por regiões. Legal, né?

No momento atual ainda não há grupos de trocas inseridos na base de dados. Seria interessante fazer esse mapeamento, não é mesmo?

Essas ferramentas são de uso gratuito. Para incluir dados, basta fazer o cadastro de acesso no sistema e clicar em Buscador Solidarius, no menu inicial.

Fazemos o possível para oferecer o nosso melhor serviço, mas se falhas forem detectadas por favor nos informem pelo canal Comunicar uma Falha: http://www.solidarius.com.br/ajuda/comunicar_falha.php

Para comentários e sugestões, vocês podem usar o canal Fale Conosco. http://www.solidarius.com.br/ajuda/fale_conosco.php

Quem quiser colaborar no desenvolvimento ou na sustentação solidária do portal pode entrar em contato comigo pelo email: euclides.mance@solidarius.com.br

Solidarius, soluções inovadoras para Economia Solidária!

Praticando a economia solidária nós construímos um mundo melhor!

Veja aqui: www.solidarius.com.br/buscador/buscador.php

Fonte: Por Euclides Mance em 14/10/2011
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=15827

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.