terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cooperativismo

Escola Cooperativa - alternativa educacional

Escola Cooperativa - alternativa educacional
 
A construção do saber coletivo mediada pelo professor, por meio da ajuda mútua, atenção com o outro, intercomunicação de ideias e sensibilidade são prioridades nas salas das cooperativas educacionais de ensino. Um espaço onde cada aluno tem voz ativa e contribui em seu processo de aprendizagem, tornando-se co-responsável e conscientizando-se, desde cedo, sobre a importância da busca pelo conhecimento. Além disso, o respeito às individualidades e diferenças dos colegas permite que todos cooperem em favor de um projeto em comum, fazendo com que os alunos entendam a importância do trabalho em equipe como caminho para alcançar com êxito todas as etapas de suas vidas social e profissional.

Esses valores, trabalhados desde a infância, constituem um diferencial de um sistema de ensino vigente em muitas escolas públicas e privadas do país, e vêm despertando o interesse dos pais nas últimas décadas.

Vale dizer que as cooperativas educacionais são muito novas em comparação aos demais segmentos do sistema cooperativo. Começaram a surgir há mais ou menos 25 anos. Com isso, é uma área que tem muito a ser explorada, não só em Minas Gerais, mas no Brasil como um todo.

Segundo a classificação do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, no ramo educacional existem três tipos de categorias: professores, formada por profissionais de educação para oferecer serviços para o mercado; alunos de escolas agrícolas, formada por alunos que, além de contribuírem para o sustento da própria escola, às vezes produzem excedentes para o mercado; e de pais de alunos, que se unem para buscar um ensino diferente e mais valorizado para seus filhos, seguindo metodologia própria.

Há cerca de 20 anos, um grupo de pouco mais de 20 pais de Belo Horizonte se uniu e decidiu oferecer uma alternativa educacional diferente aos filhos. Contrários ao sistema de ensino dos colégios particulares da capital, e relutantes em oferecer um ensino público deficitário, eles sonhavam com uma educação diferenciada para seus filhos. O sonho se tornou realidade e, em 1992, fundaram a Cooperativa de Ensino de Belo Horizonte (Coopen-BH), única da capital a oferecer metodologia de ensino própria e baseada nos valores propostos pelos pais, construídos com o auxílio de professores e pedagogos. Atualmente, a cooperativa é composta por 110 pais.

Fonte: Ocemg em 10/01/2012

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