domingo, 5 de agosto de 2012

Cooperativismo

Sescoop realiza 3º Encontro de Aprendizagem
 
 
Sescoop realiza 3º Encontro de AprendizagemO Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) recebeu no dia 31 de julho um grupo de coordenadores de Capacitação de 24 unidades estaduais para o 3º Encontro de Aprendizagem do Sescoop. O objetivo é apresentar a esses gestores um panorama da evolução do programa Aprendiz Cooperativo, desde seu lançamento – em novembro/2011. “Fizemos um balanço desses seis primeiros meses de execução do programa, mostrando resultados de trabalhos realizados em Pernambuco e no Pará, estados que já aplicam a metodologia desenvolvida pela unidade nacional”, explicou a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar.

Nos dias 1º, 2 e 3/8), o grupo acompanha a primeira Formação de Instrutores do programa. Na ocasião, 54 professores serão capacitados para ministrar as dez disciplinas que compõem o programa Aprendiz Cooperativo nas salas de aula. De acordo com o gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Maurício Alves, o engajamento das unidades estaduais nesse processo foi, e continua sendo, fundamental. Segundo o gestor, os coordenadores têm a importante responsabilidade de repassar o conhecimento em suas unidades. “Somos conhecedores da lei, da pedagogia, do processo como um todo, mas são os técnicos dos estados que têm o real conhecimento sobre a base. A participação dos estados na composição do Comitê de Aprendizagem, responsável pela estruturação do programa e produção de todo o material didático a ser utilizado, deu ao Aprendiz Cooperativo o caráter participativo inerente à atividade”, disse.

Alves ressaltou, ainda, que o trabalho desenvolvido pelo grupo é motivo de orgulho para o sistema cooperativista: “Estamos cumprindo uma meta extremamente importante no que diz respeito a atender uma exigência legal. Representa, também, maturidade do Sescoop como um todo. Essa produção nos traz bastante orgulho, é um passo importante que damos. Trata-se de uma solução caseira de bastante qualidade”. E acrescentou: “Nossa esperança é realizar essa formação todos os anos, atendendo a demanda de mais unidades e cooperativas, alcançando todos os jovens aprendizes”.

A assistente de capacitação, Cleonice Monteiro e a instrutora do Sescoop-AM, Giselle Haddad participam do encontro e falaram que estão buscando entender o programa e aprender através do material didático como as unidades vão funcionar e se adequar corretamente em cada estado sem perder a sua identidade. Segundo Cleonice o programa é novo e será implantado de acordo com as técnicas de ensino mostradas no encontro. “O objetivo do programa é fazer de cada um de nós agentes multiplicadores para formar instrutores nas localidades que atuamos”, finalizou.
Fonte: OCB/AM em 02/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.