sábado, 11 de agosto de 2012

Cooperativismo


Primeira turma do programa Jovem Aprendiz em Alagoas começa em Pindorama


A Cooperativa Pindorama foi a primeira em Alagoas, a receber o programa Jovem Aprendiz do Serviço Na­cional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Alagoas (Sescoop-AL). Nesta quarta-feira (8 de agosto), estiveram presentes na aula inaugural, a coordenadora de capacitação da OCB/SESCOOP-AL, Marivá Oliveira e a Superintendente do Centro de Treinamento Rural de Pindorama (CETRUP), Alda Santos. Cerca de 42 jovens, filhos de colonos, de cooperados e de moradores da comunidade, participam dessa turma, que vai ser comandada pelo analista de sistemas da Cooperativa de Trabalho dos profissionais em informática e telecomunicações- Macrocoop, André Marinho. Editor de texto, planilhas, segurança de informática, serão alguns dos assuntos passados por ele, nas aulas que seguem até o dia 6 de setembro.
 
Leandro dos Santos, de 20 anos, é neto de um cooperado. E já participou de outros programas, como “Jovens Lideranças”, que também é ofertado pelo SESCOOP, e que também foi destaque. O estudante não parou por aí. Aproveitou a oportunidade e se inscreveu no “Jovem Aprendiz”. Para ele, o aperfeiçoamento é importante para o futuro. “Quero me preparar para o mercado de trabalho”, afirmou empolgado, o jovem.
 
Para a Superintendente do CETRUP, programas como esses só trazem benefícios para a Cooperativa, já que muitos jovens são aproveitados na Pindorama. “A Cooperativa sempre se preocupa com a reciclagem dos funcionários e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho”, destacou Alda.
 
O Programa Jovem Aprendiz
 
   O programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/AL proporciona às cooperativas condições de se adequarem à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte. O programa oferece formação cidadã com base nos valores cooperativistas, possibilitando ao jovem o seu desenvolvimento integral e inserção no mercado do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.