sábado, 11 de agosto de 2012

Notícias

A busca por investimentos sempre mais rentáveis


Com a redução da taxa Selic, investimentos alternativos passaram a entrar no radar dos aplicadores. Como os juros estão em patamares historicamente baixos, a percepção é que existem diversas oportunidades a serem exploradas para multiplicar mais rapidamente a poupança, além das tradicionais aplicações financeiras.

Reportagem de Flavia Lima, do Valor, mostrou que mesmo o que não é investimento pode, em muitas ocasiões, proporcionar um retorno financeiro razoável. Os preços de joias, tapetes, obras de arte e vinhos subiram significativamente nos últimos anos. Mas é fundamental manter em perspectiva aquilo que é simplesmente um prazer e o que é investimento. Caso contrário, os riscos de perder dinheiro aumentam exponencialmente.

A queda dos juros possui impacto na economia real. O custo dos empréstimos bancários diminui, a intensidade da atividade econômica aumenta, ideias inovadoras para explorar lacunas de serviços encontram mais facilidades para serem financiadas e novos produtos podem ser lançados no mercado. Tudo isso favorece o ambiente de negócios, provoca o aumento do preço dos ativos e gera uma sensação de prosperidade.

Nesse cenário, ampliam-se as oportunidades de lucro com aplicações alternativas.

Mas é importante ser suficientemente cético para conseguir controlar o entusiasmo e analisar as novas possibilidades de investimento da maneira mais racional possível. Decisões financeiras precipitadas costumam ser desastrosas.

Uma das mais eficientes estratégias de investimento é montar uma carteira de ações analisando o negócio de cada companhia. Se o empreendimento desenvolvido pela empresa for suficientemente sólido, bem administrado e as ações estiverem sendo negociadas a um preço justo, é uma boa oportunidade de compra, porque tende a proporcionar excelente retorno no longo prazo.

Apesar de trabalhosa, essa abordagem – adotada por Warren Buffett, o mais bem-sucedido investidor do planeta – pode ser adaptada e usada por todos os investidores que pretendam diversificar a carteira de investimentos. Principalmente por aqueles que buscam aplicações alternativas.

A despeito do atual patamar das taxas de juros, investimentos solidamente embasados são as únicas garantias para combinar segurança e rentabilidade.

 Leia mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.