sábado, 3 de dezembro de 2011

Cooperativismo

Em parceria com Cooperaçafrão, prefeitura de Mara Rosa promove 3ª Feira do Açafrão

Em parceria com Cooperaçafrão, prefeitura de Mara Rosa promove 3ª Feira do Açafrão
 
"O Ouro do Cerrado Goiano" é o tema da 3ª Feira do Açafrão de Mara Rosa e Região (Feiramar), que será realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro pela prefeitura municipal, em parceria com a Cooperativa dos Produtores de Açafrão de Mara Rosa (Cooperaçafrão).

O evento foi lançado na última quarta-feira (30), em solenidade promovida no Palácio das Esmeraldas (sede do governo do Estado, em Goiânia), quando também foi divulgada a programação da feira. O evento prevê festival gastronômico, palestras, mostra de artesanato, apresentações artísticas e culturais e exposição de produtos. Durante a 3ª Feiramar ainda serão premiados os estudantes do ensino público vencedores do concurso de redação sobre o tema.

A gestora de projetos da Cooperaçafrão, Maronita Antunes Clemente, explica que o objetivo da iniciativa é fortalecer as parcerias dos produtores e divulgar o cooperativismo. “Nossa região não tem uma tradição cooperativista. Por isso a feira é importante para mostrar o resultado do trabalho desenvolvido pelos produtores cooperados”, afirmou Maronita. De acordo com ela, os produtores de Mara Rosa e das cidades vizinhas são responsáveis por aproximadamente 90% da produção nacional de açafrão. O volume cultivado – equivalente a cerca de 1500 toneladas por ano, sendo que 300 toneladas são provenientes dos 111 cooperados da Cooperaçafrão - mantém o Brasil no posto de maior produtor do tubérculo na América Latina. Ainda de acordo com a gestora de projetos, a cooperativa está finalizando o dossiê para encaminhar ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e dar continuidade ao processo de Indicação Geográfica de Mara Rosa e região como produtora de açafrão. Essa indicação é uma espécie de selo internacional exclusivo para produtos oriundos de uma determinada região que possuem características diferenciadas, como os vinhos da região de Bordeaux (França), os presuntos de Parma (Itália) e os charutos cubanos.

Fonte: OCB/GO em 02/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.